O Significado da Reencarnação
(ligeiro afloramento)
O que vem a ser a Reencarnação?
De acordo com a etimologia da palavra, pode significar o ingresso repetido num involucro físico ou carnal. Isto significa desde logo a existência de "qualquer coisa" permanente. Mas a palavra nada diz acerca destes elementos permanentes e transitórios, diz apenas que as "habitações" transitórias são de "carne".
Uma outra palavra muito usada, como sinónimo de Reencarnação é "metempsicose", mas esta não se refere à "habitação", mas sim, ao transito do elemento psíquico, isto é, ao elemento relativamente permanente.
Unindo o significado das duas palavras temos a ideia completa de elemento psiquico ou "Alma" em "corpos" sucessivos de carne. A palavra Alma dá lugar a várias objeções pelo seu sentido vago e interpretação teológica; mas devemos aceitá-la por agora porque representa para a maioria das pessoas uma "forma de existência" que sobrevive ao corpo f'ísico, ao qual esteve unida durante a vida na Terra.
Excluindo ensinamentos especiais exotéricos e esotéricos, a Reencarnação e Metempsicose são palavras que determinam uma teoria de existencia, segundo a qual uma forma de matéria visível é habitada por um princípio mais etéreo, que sobrevive ao seu invólucro físico, e que, logo a seguir à morte deste, ou após um pequeno intervalo, passa a habitar outro corpo.
Este princípio individualizado que habita e vivifica o corpo do homem e que, por morte deste corpo, passa a outro após um intervalo mais ou menos longo, diz-nos como as Vidas corporais sucessivas se sucedem como pérolas num fio, sendo este fio o Princípio vivo e as pérolas, as diferentes vidas humanas.
Este Princípio vivo é o Pensador, é o Homem, o Indivíduo, o Ego que se reencarna, e este Ego trabalha para se unir à Mônada divina, ao mesmo tempo que educa e purifica o Eu animal, a que está unido durante a vida terrestre. Unido a esta Mônada divina, centelha da Vida Universal e dela inseparável, o Pensador torna-se no Ego Espiritual, no Homem divino.
(baseado nos ensinamentos de Annie Besant, discipula da Mestra Helena Blavatsky, Livro "Reencarnação)
Sem comentários:
Enviar um comentário