sexta-feira, 19 de março de 2010

O HOMEM É FORMADA PELA TRÍADE SUPERIOR E QUATERNÁRIO INFERIOR

O HOMEM É FORMADA PELA TRÍADE SUPERIOR E QUATERNÁRIO INFERIOR


Fala-se bastante se que o Homem é formado por Sete Corpos, há muitas explicações dispersas, por isso desenvolvi este texto, agregando as explicações espalhadas tornando possível uma melhor compreensão sobre a forma de composição do Homem e das funções desses corpos.

Quando falamos da composição do Homem, dizemos é formado por:

Corpo….Alma….e Espírito

Este conceito, embora correcto, não é completo, como a maioria de nós já sabe. Aqui o que importa salientar e explicar é que se costuma falar de Alma e de Espírito sem se estabelecer a devida diferenciação entre os dois, porque Alma e Espírito são duas coisas completamente diferentes, como muitos de nós já sabemos, mas muitos outros desconhecem.

A explicação que aqui vamos deixar, está baseada nos ensinamentos da Teosofia, Induísmo, Raja Yoga e nos Aforismos de Patênjali. De acordo com estes textos, o homem possui:

• CORPO

• ALMA

• ESPÍRITO

Mas eles dizem ainda mais, pois ensinam as divisões destes:

O CORPO divide-se em: Corpo Físico…e… Duplo-Etérico;

A ALMA divide-se em: Corpo Astral…e…Mental Concreto

O ESPÍRITO é constituído por uma tríade: Mental Abstracto…Corpo Búdico…Atmâ

DESCRIÇÃO DOS CORPOS

O CORPO…….Corpo Físico e o Duplo-Etérico

1. O Corpo Físico - a que chamamos de “veículo físico”, é a ferramenta de trabalho do EU Espiritual. É de matéria grosseira, visível e palpável, do ponto de vista esotérico nada há a acrescentar;

2. O Duplo-Etérico ou Corpo Bioenergético é menos denso, mas é visível através das fotos Kirlian, e dos clarividentes (pessoas que adquirem a capacidade da terceira visão). Este corpo pemanece activo durante algum tempo após a morte, sendo, algumas vezes, confundido e tomado por um fantasma. Este corpo desempenha múltiplas funções importantes, como: a) conter os Chakras, que são vórtices de captação de energias diversas – prana, Kundalini, fohat e outras. b) Ao captar estas energias fá-las circular no corpo físico.

A ALMA………..Corpo Astral e o Corpo Mental Concreto

Nota: - a Alma humana, ao contrário do que muitos supõem, não é imortal. Imortal é o Espírito. A Alma é constituída de duas partes distintas e independentes: a parte) emocional, também chamada Corpo Astral ou Emocional ; b) a parte mental, chamada Corpo Mental Concreto.

1. O Corpo Astral é aquele que contém os nossos sentimentos, emoções e desejos tais como: amor, ódio, tristeza, alegria, medo, etc. É a parte irracional do Homem e também existe nos animais.

2. O Corpo Mental concreto é aquele que nos diferencia dos animais e nos dá a racionalidade, isto é, a inteligência e o raciocínio.

OBSERVAÇÃO: - Os seres humanos possuem um outro Corpo Mental, denominado Mental Abstracto que, em nosso actual estágio evolutivo, não ainda não está completamente formado mas está em vias de formação. Ele está relacionado à actividade espiritual.

Estes quatro Corpos, também designados por Veículos Humanos do Quaternário Inferior, representam a parte mortal de cada um de nós. Por isso, em cada encarnação estes corpos são substituídos, ou seja, são diferentes em cada uma de nossas encarnações, constituindo a nossa "personalidade transitória".

O ESPÍRITO…..Corpo Mental….Corpo Búdico…..Corpo Átmico

O Espírito é o nosso "Eu" verdadeiro, a nossa parte Imortal, aquela que permanece através de todas as nossas encarnações; é aquela "Centelha Divina" que existe em cada um de nós.

O Espírito também se apresenta com um Tríplice aspecto, ou três corpos:

1. Corpo Mental: - é responsável pelo nosso intelecto quando focado em temas, questões e problemas relacionados à Espiritualidade. Este corpo também está em desenvolvimento, e quando alcançarmos um grau maior em nossa linha evolutiva ele se manifestará plenamente e poderemos então entender certos conceitos que ainda não conseguimos resolver como entender o Infinito, a Eternidade, o Bem e o Mal e o próprio conceito de Divindade.

2. Corpo Búdico – está relacionado com a Intuição, a Premonição e outros Dons do Espírito, assim como o conhecimento acumulado em todas as nossas vidas anteriores. Obs.:- O nome búdico significa iluminado e nada tem a ver com a Religião Budista.

3. O Corpo Átmico ou Atmã, também chamado de Corpo Crístico, é verdadeiramente a Divindade que habita em nós. Estes três Corpos, Tríade Superior, são a nossa verdadeira essência e formam um triângulo.

A Tríade Superior e o Quaternário Inferior são, no seu conjunto, aquilo a que denominamos de “O Septenário”, ou a Composição “Septenária do Homem”, são “Os Sete Corpos do Homem”.

NOTA: : O fio de Sutratma, também conhecido pelo nome de “Ponte de Anthakarana”, é o elo que une o Espírito à Matéria ou seja, une a “Tríade Superior” ao “Quaternário Inferior”.

Por este fio ou cordão é que nossas vivências e experiências dos planos inferiores fluem para a Tríade Superior e lá são "arquivadas", permanecendo no esquecimento até o momento em que estivermos evolutivamente preparados para resgatá-las.

MariaHelena

Sem comentários:

Enviar um comentário