quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Mitologia das FLORES –seu significado




A Mitologia das FLORES –seu significado
Os Mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenómenos naturais e qualquer outra coisa que não se consegue explicar doutra de forma mais simples. Mas nem todos os mitos pretendem dar essas explicações. Em comum, a maioria dos mitos envolve uma força sobrenatural ou uma divindade. Alguns mitos são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração, mas todos eles, na generalidade, têm um fundo verídito.

A Mitologia de Algumas Flores
MAGNÓLIAS
Na China, as Magnólias são utilizadas para proteger Buda, por isso, são cultivadas à volta dos templos budistas. As flores da magnólia são excelentes presentes quando a intenção é mandar mensagens de força, amor à natureza, simpatia, dignidade, perseverança e nobreza.




As Rosas
As rosas estão entre as flores mais antigas a serem cultivadas. A literatura indica que elas sempre estiveram nos jardins dos gregos, dos romanos e do povo da Babilónia. Muitas variedades foram perdidas durante a queda do império romano e a invasão muçulmana da Europa. Na China, no século V a.C., acreditava-se que o óleo extraído das rosas tinha poderes e, portanto, só poderia ser usado pela nobreza. Se algum plebeu –elemento do povo - fosse encontrado com uma mínima porção deste elixir era condenado à morte.
A rosa é considerada a rainha das flores, e o nome vem do latim, "rosa", e do grego "rhodon". Segundo uma lenda grega, a deusa das flores, Chloris, criou a rosa a partir do corpo de uma ninfa encontrada num bosque. Afrodite deu-lhe a beleza, Dionísio deu-lhe o néctar e Apolo poliu e fez florescer essa flor soberana. Dessas três graças nasceu a flor das flores: a rosa.
Foi na era Vitoriana – no reinado da rainha Vitória, no Reino Unido - que surgiu a chamada linguagem das rosas, quando cada cor passou a simbolizar um sentimento. A rosa é considerada a mais romântica das flores. As suas diferentes cores têm muitos significados que se tornam especiais e mágicos a cada momento. Por exemplo: as rosas vermelhas simbolizam o amor; as brancas, a paz; as amarelas, a amizade; a rosa representa o amor e as suas diferentes manifestações.

PAPOILAS
Sobre as Papoilas existe a seguinte lenda: depois de ter sido raptada por Hades, Zeus permitiu a Perséfone renascer na Primavera sob a forma de uma papoila. A papoila é conhecida há mais de cinco mil anos. Morfeu, deus dos sonhos, recebia-a em oferendas, em forma de coroas. Consta que Júpiter transformara, em papoila, o jovem pastor que costumava imitar o canto do galo cada vez que via as ninfas nuas a tomar banho.

O Gladíolo
O gladíolo pode ter entre 50 e 90 centímetros de altura, com belas folhas laminares e florescimento vistoso. Deve permanecer na posição vertical para uma boa conservação. Gregos e romanos já cultivavam essas flores originárias do continente africano e europeu. O seu nome deriva do latim “gládios”, que significa espada, devido às suas folhas robustas e pontiagudas. Naquele período, havia, na Grécia Antiga, uma tradição que consistia na oferta de gladíolos aos gladiadores vitoriosos, o que lhe rendeu, também, o significado de vitória.
Antigamente, quando um homem enviava um ramo de gladíolos a uma mulher, era colocado um número de flores correspondente ao horário em que se deveriam encontrar, representando assim a hora do encontro com a pessoa amada Os Gregos e os Romanos andavam sempre com Glicínias para preservar o amor conjugal.

Orquidea
Sobre a Orquídea há uma lenda que conta que, numa manhã ensolarada, apareceu uma deusa deliciosamente perfumada com um delicado xaile, na costa de Java. Passeava serenamente por um bosque repleto de sândalos, magnólias e carvalhos. Os raios solares chegavam ao solo, filtrados pelos ramos das árvores, dissipando aos poucos a sombra da noite. Quando a deusa desapareceu, o seu xaile permaneceu sobre um ramo, numa posição em que recebia sombra e luz. Foi então que o xaile se transformou numa bela e misteriosa flor, a orquídea, uma das mais fascinantes e sensíveis flores já vistas na natureza. A planta morreu quando os homens, sem delicadeza, a deixaram ali no chão, caída. Mas a bondade da deusa fez com que a orquídea revivesse a partir das sementes que ali ficaram, para que, no mundo, a partir de então, florescessem orquídeas para admiração dos seres que a ele pertenciam. Hoje são flores de festas, luxuosas, mas no passado eram colhidas pelos homens e pelas mulheres do povo, para serem oferecidas em ramos aos seus deuses.
Tulipas
As Tulipas são flores magnânimas e austeras. São inodoras (não têm cheiro) e de raríssima beleza, representam, para uns autores, “amor sem esperança”, e para outros, significam “amante perfeito”. Segundo a lenda, as tulipas eram as flores dos apaixonados. Muitos jardineiros, no Império Otomano perderam a língua para não terem condições de contar sobre os encontros amorosos que presenciavam junto às tulipas.
Sobre a Tulipa Negra conta-se que "Era comum ouvir-se falar na tulipa negra, uma flor rara e preciosa. Segundo uma lenda persa, uma moça chamada Ferhad apaixonou-se por um rapaz chamado Shirin. Vendo seu amor rejeitado, Ferhad fugiu para o deserto. Ao chorar de saudades e tristeza, cada uma de suas lágrimas, ao tocar a areia, transformou-se numa linda tulipa".

Lirio
O Lírio é uma das flores mais antigas de que se tem notícia, faz parte de uma lista muito antiga de flores que foram consideradas mágicas pelo poder que teria, de protecção contra a bruxaria e as más vibrações. Acredita-se que, nos jardins, são verdadeiras barreiras contra malefícios. Alguns dizem que o lírio nasceu das lágrimas que Eva derramou,ao abandonar o Jardim do Éden. Para os egípcios, as flores brancas de lírio simbolizavam a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores haviam brotados do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles. Os cristãos a associam à Virgem Maria, fazendo alusão à pureza. Este facto justifica a presença da flor nos ramos das noivas.

Flor de Lotus ou nenufar
O nome da Flor Nenúfar ou Flor de Lótus teve origem na deusa das fontes, Nymphe. As ninfas costumavam brincar no meio dos nenúfares, por isso, estão ligados a elas... Na mitologia grega, o nenúfar está ligado às virgens. Nos egípcios, o nenúfar fazia parte do nascimento do mundo, juntamente com o deus Sol e o deus
Osíris. No budismo, diz a lenda que Brahma nasceu de uma flor de lótus que teria crescido no umbigo de Vishnou.

Crisântemo
O Crisântemo é o símbolo do Japão, país em que o imperador se senta no “trono do crisântemo”. Estas flores também estão associadas à bandeira japonesa, que possui uma esfera que representa o coração do crisântemo (uma flor sem as pétalas) que, por sua vez, representa, para os japoneses, o símbolo do sol.
Na Europa, e em países culturalmente seus descendentes, o crisântemo está associado à morte, sendo as flores preferidas nos velórios e para representar os pêsames. Enquanto alguns a utilizam como consolo para a perda de alguém querido, outros cultivam o hábito de brindar a vida e saúde com uma pétala de
crisântemo no fundo da taça. No Brasil, estas flores são utilizadas para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva. São as flores preferidas para ser oferecidas no dia de finados e no dia de Todos os Santos. No México, presentear com flores crisântemo representa uma declaração explícita de amor.

Nardo
O Nardo é o mais sublime perfume do amor. O perfume daqueles que já passaram para a outra margem é o do nardo. O perfume do nardo actua eficazmente sobre a consciência dos artistas. Onde quer que haja arte e beleza, a fragrância do nardo deve estar presente. Saturno é o planeta do nardo.

Significado de algumas flores:
• Acácia amarela – amor secreto
• Acácia branca ou rosada – constância
• Amor perfeito – meditação, recordações, reflexão
• Azaléia branca – romance
• Azaléia rosada – amor à natureza
• Camélia branca – beleza perfeita
• Camélia rosada – grandeza da alma
• Camélia vermelha - reconhecimento
• Cravo amarelo – desdém
• Cravo branco – amor ardente, ingenuidade, talento.
• Cravo rosado – preferência.
• Cravo vermelho – amor vivo.
• Crisântemo amarelo – amor frágil.
• Crisântemo branco – verdade
• Crisântemo vermelho - «eu amo»
• Dália amarela – união recíproca
• Dália rosada – delicadeza
• Dália vermelha – olhos abrasadores
• Girassol – dignidade , glória, paixão.
• Hortênsia - frieza, indiferença
• Jasmim - amor, beleza delicada, graça
• Lírio - casamento, doçura, inocência, majestade, pureza
• Magnólia - amor à natureza, simpatia
• Margarida - inocência, virgindade
• Orquídea - beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual
• Miosótis - amor sincero, fidelidade
• Narciso - egoísmo, introvertia, vaidade
• Papoila - fertilidade, ressurreição, sonho
• Tulipa amarela - amor sem esperança
• Tulipa vermelha - declaração de amor
• Violeta - lealdade, modéstia
• Sempre - viva - declaração de guerra, eternidade
• As rosas representam o amor, e as suas cores têm significados especiais:
• Rosa branca - amor a Deus, pensamento abstracto, pureza, silêncio, virgindade e paz
• Rosa amarela - ciúme, desconfiança, infidelidade, suspeita, felicidade, amizade
• Rosa vermelha - admiração, caridade, casamento, desejo, espiritualidade, martírio, amor, paixão.
Compilado por
MariaHelena
http://sabedoriaviva.ning.com/


4 comentários:

  1. Hera é deusa do casamento, e ela nunca amamentou Heracles (Hércules). Ela odiava ele, tentou mata-lo varias vezes. Parem de inventar coisas...

    ResponderEliminar
  2. Mitologia também tem sua poesia e, como tal, não tem verdade absoluta. Deixe falarem os poetas.

    ResponderEliminar
  3. Qual e o significado da Rosa de Osíria?

    ResponderEliminar