quinta-feira, 7 de abril de 2011

FILOSOFIA HERMÉTICA +++ A MAIS ANTIGA DAS FILOSOFIAS




FILOSOFIA HERMÉTICA +++ A MAIS ANTIGA DAS FILOSOFIAS

A filosofia hermética foi e será sempre uma fonte de conhecimento profundo, uma fonte de abundante água cristalina, onde se vai beber sem nunca se ficar se ficar saciado.
O Hermetismo foi, como quse todos sabem, fundado por Hermes Trimesgisto,…. um dos Veneráveis Mestres encarnado no velho Egipto,… estes tão Antigos Preceitos, “cuja a actualidade é extraordinariamente manifesta”;…. tem sido… e são …. uma das principais fontes de várias Filosofias, assim como é uma das raizes da Teosofia. Que o diga quem estudou o “Caibalion” e quem Estudou e comparou os seis volumes da “Isis sem Véu” e os 6 volumes da “Doutrina Secreta”, escritos por Helena Blavatsky sob supervisão e auxilio dos Mestres Morya e Kutumi.

Os Preceitos da filosofia Hermética são difíceis de entender devido ás muitas frases simbólicas que contém, o que não admira porque o termo hermético,… no sentido de secreto,….. significa fechado de tal maneira que ninguém consegue perceber, …a não ser aqueles que são iniciados, nesse conhecimento.

Devido a isso…diz-se que:
"Os lábios da sabedoria estão fechados, excepto para os ouvidos do Entendimento."
E por isso, também os Iniciados dizem:
“Que leiam “os que sabem ler”.

Como sabemos, foi do velho Egipto,… pátria da Sabedoria secreta e dos preceitos esotéricos ocultos,… que saiu o que tão fortemente tem influenciado as filosofias de muitas raças, nações e povos, por vários milhares de anos, recebendo dele, esta maravilhosa Doutrina Secreta.

A índia, a Pérsia, a Caldeia, a China, o Japão, e a Assíria, entre outras, assim como a antiga Grécia e Roma, e ainda outros países antigos aproveitaram largamente este conhecimento, que os hierofantes e Mestres da Terra de Isis ministravam aos que estavam preparados para o receber.
Os grandes Adeptos e Mestres Ascensos …. que dirigiam as superiores Lojas Místicas…,e que estiveram entre nós, no antigo Egipto…., raramente foram igualados, nos séculos que se seguiram á queda daquele Império.

Foi nestas lojas que se preparam a maior parte dos Hierofantes, Adeptos e Mestres do planeta Terra, que se espalharam por todas as partes do nosso mundo, levando com Eles o precioso conhecimento adquirido…., com a missão de transmiti-lo a todos os que fossem indicados para recebê-lo.

Por isso, em muitas passagens da doutrina secreta se fala de todos esses sagrados Mestres e Hierofantes.
De entre esses veneráveis Mestres…. O criador desta Filosofia ficou na História da Terra para sempre, conhecido sob o nome de…. Hermes Trismegisto, o:
“ pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia e o descobridor da Alquimia”.

A data da sua encarnação no Egipto não é conhecida, mas calculam que remonte ás dinastias do tempo anterior a Moisés. A tradição afirma que viveu 300 anos, o que não admira, porque hoje sabemos que os Mestres constroem corpos físicos de longa duração.

Talvez devido a esta longevidade, os egípcios tenham divinizado Hermes, fazendo d’Ele um dos seus deuses, dando-lhe o nome de Thothe ou Thote – hoje conhecido como um dos deuses do panteão Egipcio. Mais tarde os Egípcios distinguiram-no com o título de Trismegisto, que significa….. “o Tres vezes Grande” ou “Fonte de Sabedoria”,
Na Grécia, por exemplo, é conhecido por Hermes, o deus da Sabedoria.

O termo “hermético” no ocultismo, ainda se usa, com o mesmo significado!!!!…

Aqueles que seguem a filosofia hermética….pois ela está espalhada por muitos países…. Tal como os que seguem o ensino Teosófico, ….Não pertencem a nenhuma seita particular nem a nenhuma religião.
Porque é assim?
Porque as advertências dos “Instrutores”, desde a antiguidade, têm servido para evitar que qualquer destes ensinamentos fosse ou seja “cristalizado” num credo.

A história mostra-nos que o antigo ocultismo da India e da Pérsia se perderam por se terem degenerado... “instrutores transformaram-se em padres, misturando os ensinamentos que se desenvolveram cheios de superstições, cultos e credos”.

Temos, por exemplo, as normas herméticas dos Gnósticos e Cristãos primitivos que se perderam no tempo de Constantino, por as terem transformado naqueles preceitos que hoje formam a “Teologia da Igreja Cristã”.

Felizmente, apesar de todas estas transformações e de todos os possíveis para destruir e esconder aqueles ensinamentos,… algumas Almas fieis mantiveram viva a chama do Antigo Conhecimento e a trouxeram pelos séculos fora; a maior parte da matéria não se achava escrita, tenso sido transmitida oralmente de discípulo para discípulo, de Iniciados a Hierofantes, etc, para evitar as perseguições,…. até á data em que foi superiormente decidido que a Verdade destes Antigos Ensinamentos iria ser de novo Revelada, pouco a pouco, através dos novos discípulos dos nossos Mestres da Terra.
Para terminar esta elucidação sobre o que é a filosofia hermética, deixo aqui uma célebre frase destes instrutores:
"Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios para os encher com Sabedoria."

Coligido e comentado por
MariaHelena Guerra
Grupo Helena Blavatsky
http://sabedoriaviva.ning.com

Sem comentários:

Enviar um comentário