segunda-feira, 25 de abril de 2011

4 TEXTO---“1ª Parte”:- –DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXPLORAÇÃO PSIQUICA N O PLANO MENTAL – Tal como os Altos Iniciados a descrevem.


4 TEXTO---“1ª Parte”:- –DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXPLORAÇÃO PSIQUICA N O PLANO MENTAL –  Tal como os Altos Iniciados a descrevem.
Antes de começar as explicações, convém lembrar que, como já aqui foi dito, para ser explorador do mundo mental é necessário que o explorador seja um discípulo já altamente Iniciado, pois de contrário não tem a subtileza de se deslocar no seu corpo mental aos sub-planos do mundo mental, nem a capacidade de percepção para entender o que ali se passa.

É por este motivo que temos de escolher os exploradores altamente Iniciados, para que se possa “acreditar” nos seus esclarecimentos.

Quando se começam a estudar as particularidades dos planos mais subtis, como é o caso do plano astral e do mental, surge-nos de imediato a curiosidade de saber…… como serão esses mundos???

Que se passa lá que os torna tão diferentes do nosso mundo físico, segundo se afirma de uma forma tão controversa?
Como saber a verdade, se…..”como se diz”….nunca ninguém voltou para contar o que se passa, ….nos planos mais subtis…, como é o caso do Mundo Mental ou Mundo Celestial?

Não falemos do espiritismo, pois é um assunto muito questionável.
Então devemos procurar as explicações dos exploradores psíquicos de máxima confiança.

A elucidação que se segue é baseada em afirmações dos psíquicos teosóficos, essencialmente, nas pesquisas feitas por C.W. Leadbeater. Este alto Iniciado, como consta da bibliografia dele, antes de se integrar na Sociedade Teosófica, já tinha percorrido todo o Caminho da Maçonaria…tendo alcançado o 33º Grau, o mais alto, concedido naquela Sociedade Secreta.
Dizem os exploradores psíquicos que explorar o mundo mental é totalmente diferente do que explorar o mundo astral, “nele”,… o explorador passa a ser dotado de uma nova e estranha faculdade ….que nada tem a ver com as faculdades físicas e astrais…..no entanto, afirmam….”sintoniza todas elas e ainda  vai muito além no seu poder de percepção”.

O explorador fica habilitado a ver e perceber todas as vibrações e a conhecê-las externa e internamente assim como as suas causas, efeitos e possibilidades astrais e físicas que dizem respeito á pessoa ou coisa a ser estudada.
De acordo com as explicações, o explorador já não vê nem ouve nem percebe através dos nossos limitados e separados órgãos sensoriais….. e até a especial capacidade visual e auditiva facultada pelo mundo astral, passa a ser…“nada”… comparada com ….”aquela nova e estranha faculdade”…. cujo poder de entendimento ou percepção vai muito além do imaginado.

Leadbeater diz:
“…o poder de percepção vai tão além…. que capacita o explorador para,..… quando enfrenta uma pessoa ou coisa,… poder ver e perceber todas as suas vibrações, e também conhecê-la externa e internamente com todas as suas causas, efeitos e possibilidades astrais e físicas que dizem respeito á pessoa ou coisa vislumbrada.
FIM DE CITAÇÃO

Segundo a sua explicação, … para o explorador do mundo celeste….”pensar”….equivale…”a realizar”….. sem quaisquer dúvidas, demoras ou vacilações.
***Se pensa num lugar….imediatamente se encontra nesse lugar.

***Se pensa num parente ou amigo….instantaneamente o tem ante si.
Não são possíveis os erros e nem podem enganá-lo as falsas aparências, porque…. O explorador lê em tudo, como num livro aberto… por isso, lê os pensamentos e emoções do seu parente ou amigo.

Lá não existe distância nem separação,… nem estão ocultos ou velados os sentimentos…não são necessárias perguntas ou respostas,… porque se lêem as representações mentais á medida que se vão formando os pensamentos, sendo tão rápido como o seu brotar da mente.

O explorador tem acesso a tudo o que “não transcenda” o mundo mental. O passado do mundo terrestre é para ele tão claro como o presente porque tem á sua disposição os indestrutíveis arquivos da natureza….e a história surge ante a sua vista ao mandato da sua vontade e pode estudar, por si mesmo, qualquer incidente ou episódio histórico, tendo a certeza que conhecerá a verdade, toda a verdade e nada mais do que a verdade.
C.W.L. afirma que:
“… se for capaz de permanecer (o explorador) nos três sub-planos superiores do mundo mental…ante ele se desenvolverá toda a história das suas vidas passadas e verá as causas cármicas que fizeram dele o que é………e também verá o que o carma lhe reserva para esgotá-lo, antes de saldar a triste e longa conta.

Assim conhecerá exactamente o seu verdadeiro lugar na evolução.”

O explorador não é capaz de ver o futuro tão claramente como o passado, porque a faculdade e o dom de profecia pertencem a um plano superior.
E ainda que consiga uma previsão, esta não é perfeita porque:

Se o homem muito evoluído pusesse a mão na trama do destino, a sua potente
Vontade poderia interpor novos fios e mudar o plano da próxima vida.
Fim de citação.

O AMBIENTE DO MUNDO MENTAL
Conhecer o ambiente do mundo mental, é uma curiosidade que está desperta em todos nós… especialmente nos estudantes ou discípulos ainda jovens.
Esse ambiente é-nos descrito da seguinte forma:

As primeiras impressões de um discípulo, que em plena consciência se transporta ao plano mental…. É de intensa felicidade e de indescritível vitalidade, devido á nova e poderosa faculdade que lhe é concedida. Quando o discípulo se vale do novo sentido para examinar o ambiente que o rodeia….O que é que percebe (o que vê e sente)?
Encontrar-se-á no meio de um mundo “sempre” cambiante de luz, cor e som, tal como jamais imaginou em seus delicadíssimos sonhos.

A experiencia é tão completamente distinta (assim nos afirmam) de tudo o que conhecêssemos no mundo físico que, ao tentar expressá-la em palavras, ele se vê apoderado por uma absoluta incapacidade de explicar ou de dar a menor ideia do que viu….. a quem nunca esteve no mundo celeste.
Dizem, os Mestres que o discípulo, devido ao que vê e experimenta, passará a olhar o mundo terrestre, com olhos muito diferentes.

Devido a esta dificuldade, o alto Iniciado Leadbeater, explica:
Citação
“Suponhamos um individuo com o sentimento de intensa felicidade, acrescido pelo enorme poder já aludido se imagine flutuando num mar de vivida luz, rodeado de inconcebível variedade de encantadoras formas e cores, cujo conjunto reaje a cada onda mental que ele emite, e que aquele individuo se dê conta de que cada onda é a expressão do seu próprio pensamento na matéria e na essência elemental do plano devacânico.

A matéria deste plano é igual á do corpo mental do individuo; portanto, quando vibram as partículas do corpo mental… a cuja vibração chamamos pensamento,… imediatamente se propagam as vibrações pela matéria do plano mental, enquanto o pensamento se reflecte com absoluta exactidão na essência elemental. O pensamento concreto toma a forma do objecto cuja ideia envolve, ao passo que as ideias abstractas se plasmam em perfeitas e formosas formas geométricas.
Sobre estes pensamentos, convém advertir que muitos dos nossos pensamentos que durante a vida física são para nós pouco mais do que simples concentrações, tornam-se realidade no plano mental.”
Fim de citação  

No próximo texto continuaremos com a descrição da exploração psíquica no plano mental
Coligido, composto e comentado por
MariaHelena Guerra
Grupo Leadbeater
http://sabedoriaviva.ning.com




Sem comentários:

Enviar um comentário