sábado, 13 de novembro de 2010

8ªLIÇÃO… DOMINIO SOBRE A MENTE……..CURSO MEDITAÇÃO RAJA YOGA



8ªLIÇÃO… DOMINIO SOBRE A MENTE……..CURSO MEDITAÇÃO RAJA YOGA


Em lições anteriores foi esclarecido:

1. Que nós…”conscientes do nosso “EU” superior ….. podemos reconhecer que ELE (o “EU”) é totalmente independente do nosso “corpo físico” … reconhecemos também a sua imortalidade, invencibilidade e invulnerabilidade.

2. Que somos capazes de admitir a Sua superioridade, não só em relação ao nosso corpo físico, mas também em relação á nossa mente física, ou seja, reconhecer que a mente física não é o nosso EU; …. a mente é o instrumento, através do qual, o nosso EU superior ou EGO se expressa. ….. o EU é o senhor da mente fisica, assim como é o senhor do corpo físico. ….. o EU está por detrás de todos os pensamentos…… e nós,” quando nos identificamos com o nosso “EU superior”” , podemos colocar-nos de lado para observar e analisar todos os pensamentos, desejos, sensações, paixões activadas pelo corpo físico ou “eu físico inferior”…. e conseguimos, por este meio, reconhecermos que estamos totalmente á parte de todas estas manifestações físicas.

O “EU” ou “EGO” é distinto de todas essas manifestações…….perante elas, ELE permanece imutável, real e plenamente existente.

3. Aprendemos que o “EU” é muito maior do que o pequeno “eu” pessoal;
  Aprendemos que o “EU” é o centro da consciência daquela grande Realidade Una ou ESPIRITO, que penetra todo o universo e que está em conexão com todas as formas de vida e existência ….e cujo CENTRO é o ABSOLUTO ou DEUS……..o Grande EU do Universo.

Aprendemos o suficiente para pensar e sentir que:
“EU” sou receptivo só para o ABSOLUTO, porque é o Centro do Ser… eu pertenço a esse SER”. Por isso, confirmo o meu domínio sobre a mente física, sobre a energia e a matéria, exercendo sobre elas a minha vontade.
Reconheço a minha subordinação ao ABSOLUTO e com vontade abro a minha alma ao influxo da vontade divina, participando do seu poder, força e sabedoria.

A lição que se segue e outras seguintes, têm por finalidade auxiliar-vos a adquirir domínio sobre todas as manifestações subordinadas á matéria, energia e à mente física.

Para adquirirdes este predomínio tereis de vos familiarizar com a natureza daquilo que ireis “controlar”.

Iremos explicar a natureza de três das maiores manifestações, conhecidas como:

Chita … “a substancia mental”;
Prana…”a energia”
Akasha…”o principio da matéria.


Não devem esquecer que o nosso “EU” é superior a estas três manifestações porque o “EU” é Espírito, ..conhecido pela palavra Átman.

Não devem esquecer, que a matéria, a energia e a mente são manifestações do Absoluto, mas são coisas relativas…(aqui relativo, significa ..que não é absoluto, que depende de outra coisa, (valor relativo).

A filosofia yogue ensina que a matéria é a mais grosseira das formas de substância…..sendo inferior em relação á energia e à mente…a matéria é “negativa” e está subordinada á energia e à mente.

Num grau mais alto do que a matéria está a “energia ou força”…. é “positiva” em relação á matéria e tem autoridade sobre ela … isto por que a matéria é uma substancia mais grosseira.

Mas a energia ou força, por sua vez, …. É negativa e subordinada à mente …. Por esta ser formada por uma ….mais alta substancia.

Isto quer dizer:
Que destas três grandes manifestações, a mais alta e poderosa é a MENTE….porque:
----é constituída pela mais fina forma de substancia e domina tanto a matéria como a energia ….ela é positiva a ambas.
MAS….
A mente é negativa e subordinada aoEU SUPERIOR”…que é ESPIRITO.
Por isso…a mente obedece ás Ordens do EU, quando são dadas com firmeza e com inteligência.
Por fim,
O “EU” é subordinado apenas ao Absoluto--- que é o Centro do SER.
Assim …. O “EU” ou “EGO” é “positivo” à tríplice manifestação:- mente-energia-materia, tendo domínio sobre todas as três.

Anotem que o “EU” é um centro de consciência no “grande corpo do espírito”, mas que será considerado como uma coisa separada para fins de estudo.


Alterações no corpo físico
O nosso corpo é apenas uma forma física, através da qual flui uma corrente de matéria sem fim, porque as partículas e os átomos do corpo estão em incessante mudança …renovando-se, substituindo-se, sendo atraídos e repelidos.

O nosso corpo de alguns anos atrás, ou melhor dito, as partículas que o compunham, afastaram-se de nós, não estão mais no seu lugar, formam agora novas combinações no mundo da matéria, mais fortemente no presente, devido ás fortes emanações de energia cósmica, que estão provindo actualmente dos 7º e 5º Raios.

Este processo repete-se no corpo até que ele seja total e definitivamente devolvido ao armazém espacial; e a sua repetição, mais ou menos forte, depende da “era” que atravessamos e da espécie de energia cósmica emitida.

Esta incessante mudança é maior e mais acentuada por ocasião das mudanças de energia provocadas pela emanação das forças dos raios em manifestação; de tal forma carregadas que provocam…as sentidas… “manifestações” nos corpos físicos.

Aqueles que desconhecem a razão destas “manifestações”, perdem-se nas conjunturas que já sabemos e das quais não vale a pena falar.

******

O domínio sobre a mente e a possibilidade de dominá-la depende de se conseguir reconhecer a”verdade” de que somos capazes de ser o Senhor dela.

O conhecimento traz o domínio…..e o domínio traz resultados.
Esta é a base da ciência de Raja Yoga, e os seus exercícios, nesta fase, têm a finalidade de desenvolver este conhecimento e adquirir o domínio por hábito e prática.
Ensina também que a mente não é o EU, mas que é a coisa pela qual e por meio da qual o EU..pensa.

Relembrar a Definição da mente
Foi ensinado que a mente funciona em três planos, sendo as suas manifestações as seguintes:

1ª Mente Institiva

2ª Intelecto

3ª Mente Espiritual
Estas três manifestações da mente, em conjunto, constituem a “mente” da pessoa….elas estão agrupadas em redor do EU…formando a “alma” do individuo.
Notem que…. Muitas vezes há quem use a palavra “alma”…. Como sinónimo de “espírito”, mas aqueles que têm estudado estes ensinamento saberão fazer a distinção.

A alma é o “EU” rodeado dos seus princípios mentais,
ao passo que

o Espírito é a “alma da alma”….o “EU”….como Ser Real,… centelha divina.

Por isso, o primeiro passo para se alcançar este poder consiste no domínio que o homem tem de alcançar sobre a sua própria mente.

Rajá yoga ensina que o EU se manifesta em vontade, e que esta vontade deve ser empregada para que possamos servirmo-nos da mente …guiando-a, governando-a e dirigindo-a.

O seu ensino e exercícios são para aprender a limpar a mente de todo o entulho e de todos os obstáculos, conservando-a limpa, clara e sã.

Segue-se o aprender a dominar esta mente com inteligência e eficácia, preservando-a de todo o desperdício de força e elevando a mente, por meio da concentração, á plena harmonia com a vontade, aumentando o seu poder e assegurando a sua eficácia.

A concentração e o poder da vontade são os meios que devemos utilizar para dominar a mente a fim de a tornar obediente e sã… e com ela assim treinada,…. partir para o mundo exterior, agindo positivamente sobre a energia e a matéria.

Esta prática nos levará a descobrir que o pedaço de mente que cada homem usa é apenas uma gota do oceano que existe em cada um de nós.

NA PROXIMA LIÇÃO serão dados os exercícios referentes a esta lição.

Lição preparada por

MariaHelena Guerra
in
http://sabedoriaviva.ning.com/
Grupo Curso Gratuito de Meditação
Raja Yoga

Sem comentários:

Enviar um comentário