quarta-feira, 26 de maio de 2010


O DESPERTAR DO COSMOS – a Criação da Vida e o emergir das Mônadas


ESTÂNCIA III versículo SETE do Livro DZYAN


Porque durante a explicação dos versículos se esquecesse o significado total de cada estância, repetirei o resumo da III Estância, enquanto durar a explicação dos versículos.

A Estância III descreve o despertar do Universo para a vida após o Pralaya. Mostra o emergir das Mônadas do seu estado de absorção no UNO; é o primeiro e o mais alto estádio na formação dos Mundos — podendo aplicar-se o termo Mónada tanto aos vastos Sistemas Solares como ao átomo mais íntimo.

VERSICULO SETE -----Vê ó Lanu!, o Radiante Filho dos Dois, a Glória refulgente e sem par: o Espaço Luminoso, Filho do Negro Espaço, que surge das profundezas das Grandes Águas Sombrias. É Oeaohoo, o mais jovem….Ele brilha como o Sol. É o Resplandecente Dragão Divino da Sabedoria. O Eka é Chatur e Chatur toma para si Tri, e a união produz Spta, no qual estão os Sete, que se tornam tridasha, os Exercitos e as Multidões. Comtempla-o levantando o Véu e desdobrando-o de Oriente a Ocidente. Ele oculta o Acima, e deixa ver o Abaixo como a Grande Ilusão. Assinala os lugares para os Resplandecentes, e converte o Acima num Oceano do Fogo sem praias, e o Uno Manifestado nas Grandes Águas.

Explicação

Lanu = chela ou aluno que estuda esoterismo prático;

“Espaço Luminoso, Filho do Negro Espaço” = corresponde ao Raio que em sua primeira vibração incidiu sobre as Profundezas Cósmicas dando origem ao “mais JOVEM” --- que é a Nova Vida --- e que no fim do Ciclo se converte no “Germe” de todas as coisas.

“o mais JOVEM” = é denominado como o --- “Homem Incorpóreo” --- que tem em si mesmo a “Ideia Divina” --- e que é, por isso, o gerador --- “ da Luz e da Vida” --- e é por isso também --- “o Logos” --- sendo assim, é o próprio --- “Verbo do Pensamento Divino” --- e segundo a afirmação do Mestre nós o conhecemos hoje sob a designação de KUAN-SHAI-YIN, uma divindade andrógena, tal como o TETRAGRAMMATON, assim como todos os “Logos” da antiguidade.

Na China antropomorfizaram este Ser e representam-no com o aspecto de Deusa da Misericórdia com o nome KWAN-YN. O Tibete tambem tem esta Entidade como protectora.

“o Resplandecente Dragão Divino da Sabedoria (o Fogo)” --- é o --- “Oeaohoo”--- que é o nome dado ao --- “mais Jovem” --- também denominado --- Serpente de Fogo, por ser considerada a Sabedoria do Caos.

Hermes Trimegisto chamava á Serpente o mais espiritual de todos os Seres, por ela representar a Regeneração psíquica e a Imortalidade; e Moisés, iniciado na sabedoria de Hermes, afirma a mesma coisa no Genesis.

A Serpente gnóstica era o emblema das Sete Hierarquias dos Criadores Setenários ou Planetários --- que são, os nossos conhecidos --- Sete Raios.

O Espirito de Deus movendo-se no Caos foi simbolizado por todos os povos sob a forma da Serpente do Fogo, exalando Chama e Luz sobre as Águas primordiais; a Serpente ao morder a cauda simboliza o Infinito e a Imortalidade.

Numeração Sagrada:

Eka = 1; --- Chatur = 4; --- Tri = 3; --- Sapta = 7.

Tridasha = 30; --- por sua vez igual a 3x10

Estes números são uma alusão ás divindades védicas, mas com maior precisão o numero correcto é o 33, que é numero Sagrado, referente as seguintes Entidades:

Os 12 Aditas; os 8 Vasus; os 11 Rudras; e os 2 Ashvins, filhos gémeos do Sol e do Céu.

“Oceano de Fogo” --- é a Luz Supra Astral, a radiação primeira da Raiz Mûlaprakriti ou Substância Cósmica não diferenciada que se converte em --- Matéria Astral --- a que também é dado o nome de --- Serpente de Fogo.

Agora devemos reparar que apenas existe um único ---Elemento Universal Infinito --- que é --- inato e imperecível ---- e que se vai desdobrando e diferenciando --- num mundo de múltiplos fenómenos em transformações diferenciadas da sua --- mesma UNICIDADE --- este desdobramento e diferenciação vai crescendo em número distendendo-se desde o Macrocosmos até ao Microcosmos, --- desde os Seres supra-humanos, aos humanos e sub-humanos.

----------numa palavra: a totalidade objectica existente, provém exclusivamente do UM.------

Agora para tornar isto um pouco mais compreensivel, vamos simplificar a partir do “mais Jovem”, que é o que interessa :

Nomes atribuídos ao “mais Jovem”, cujo nome, digamos global, é “Oeaohoo”, Filho do Pai-Mãe, surgido das Profundezas das Grandes àguas Sombrias,--- a brilhar como o Sol:

Estas denominações referem-se a condições de transmutação energética, que irão prover o surgimento de novas Entidades:

--- “a Nova Vida” --- no fim do Ciclo se converte no “Germe” de todas as coisas; --- “Homem Incorpóreo” --- “Ideia Divina” --- gerador “da Luz e da Vida” --- “o Logos” --- “ o Verbo do Pensamento Divino” --- “o Resplandecente Dragão Divino da Sabedoria (o Fogo)” --- “a Serpente de Fogo” --- “a Sabedoria do Caos”.

Vamos descrever as divisões numéricas:

Todos os nomes referidos significam o trabalho de preparação para a manifestação de Entidades Incorpóreas, a partir do momento que “Oeaohoo”, adquire as qualidades do Resplandecente Dragão Divino da Sabedoria (o Fogo)”.

Nesta fase Ele é --- “Eka”, ou seja, 1; a seguir Ele se torna ---- “Chatu”, isto é, Ele cria 4 novas Entidades.

Então, “Chatur” toma para si o “Tri”, ou seja, 3; e a sua união forma o “Sapta”= 7;

Sapta, por sua vez, torna-se tridasha, isto é 30, começando, aqui “os Exercitos e as Multidões”.

explicado de outro modo:

O Um manifestou-se em Quatro; estes quatro deram origem a mais Três; formando os Sete; estas Sete tornaram-se 30, e assim por diante.

Estes “Sete” são as Sete Hierarquias dos Criadores Setenários ou Planetários, os quais também conhecemos por os Sete Raios.

Porquê os Sete Raios, porque Raio é sinónimo de Fogo e o Fogo é o Único Elemento primordial capaz de criar Vida.

O grande Mago Eliphas Levi explica-nos o nome do “mais Jovem” – Oeaohoo - assim:

Od-Ob-Aour, significa Trindade

Od --- é a Luz pura que dá a Vida, o fluído magnético;

Ob --- é o mensageiro da morte, de que se servem os feiticeiros, o fluído nefasto;

Aour --- é a sintese dos dois, a Luz Astral, propriamente dita.

Para terminar, Hermes Trimegisto deixou escrito a este respeito:

“Tu separarás a terra do fogo, o subtil do sólido … …o que sob da terra para o céu e o que desce do céu para a terra. Isso é luz subtil, é a potencia de toda a força, porque domina todas as coisas subtis e penetra todos os sólidos. Assim foi formado o mundo.

Amigos, espero ter conseguido deixar este texto de forma que seja compreensível.

Alguma dúvida, deixem aqui, que eu esclarecço.

Sempre convosco

MariaHelena

Sem comentários:

Enviar um comentário