quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MUDE A SUA VIDA, através da TRANSMUTAÇÃO MENTAL 4º TEXTO fim….Explicação e Um Exemplo para o Trabalho



MUDE A SUA VIDA, através da TRANSMUTAÇÃO MENTAL
4º TEXTO fim….Explicação  e Um Exemplo para o Trabalho


No texto anterior estudámos os Principios do Mentalismo, da Correspondencia e da Polaridade. Quer dizer, destes Princípios apenas estudámos a parte referente e necessária a ser empregue no trabalho da Transmutação Mental.  Hoje estudamos os restantes Princípios e vamos ver a explicação e um exemplo de como se processa a Transmutação.

Restantes Principios

Principio da Vibração
O próprio nome nos diz….nada está parado; tudo se move; tudo vibra.
Este principio explica que as diferenças entre as diversas manifestações da….Matéria, Energia, Mente e Espirito… são resultado dos estados variáveis da vibração.
Desde o TODO, que é Puro Espirito, até à forma mais grosseira da matéria, tudo está em constante vibração.
Quanto mais elevada for a vibração, tanto mais será elevada a posição na escala. Diz o Instrutor que a vibração do Espirito é de uma intensidade e rapidez tão infinitas, que praticamente Ele está parado. É como uma roda que quando se move muito rapidamente, parece estar parada. Lembro que nos da energia e da força, estes também variam de acordo com os gruas de vibração.
Deste principio retiramos para o nosso trabalho o conhecimento de que necessitamos de saber reconhecer os graus de vibração dos planos mentais e dos planos espirituais.
Conhecendo o principio da vibração, sabe-se como trabalhar na transmutação.


Principio do Ritmo
Este principio diz-nos que tudo tem fluxo e refluxo. Faz-nos lembrar o pendulo.
O principio contém a verdade de que tudo o que se manifesta num movimento da direita para a esquerda e da esquerda para a direita;  é sempre um movimento de atração e repulsão; exemplo.. há uma maré enchente e há uma maré vazante, uma maré alta e uma maré baixa. Existe sempre ação e reação. Isto acontece nas coisas do Universo, nos sóis, nos mundos, nos homens, nos animais, na mente, na energia e na matéria.
Esta lei está manifesta na criação e destruição dos mundos; na elevação e na queda das nações…. Na vida de todas as coisas.
Os Mestres estudaram este principio, que reconhecem muito bem, e descobriram métodos de dominar os seus efeitos. Eles aplicam da lei mental da Neutralização.
É esta lei que deveremos aprender para efetuar nosso trabalho.


Principio da Causa e Efeito
“Toda a causa tem o seu efeito e todo  o efeito tem a sua causa”. Essa é a Lei.   Nada acontece sem razão, no entanto, existem vários planos de Causa e Efeito…..os planos superiores dominam os planos inferiores…nada pode escapar a essa Lei.

Para trabalhar a “Transmutação Mental”, temos de fazer como os hermetistas …..elevarmo-nos ao Plano da Causa e Efeito, ….daí,  por meio da elevação mental…. a um plano superior, onde nos transformamos em “Causadores”… em vez de “Efeitos”.
Repare-se! As massas do povo são “levadas” porque as vontades de quem as empurra são mais fortes do que as delas.
A sugestão move pessoas como peões de xadrez, mas os Mestres elevam-se ao plano superior e tornam-se motores em vez de peões.

Principio de Género
“o Género está em tudo; tudo tem o seu principio masculino e o seu principio feminino; o género manifesta-se em todos os plenos”.
Nenhuma criação, em qualquer plano, é possível sem este Principio.
Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois Elementos de grande Principio.

Termina aqui a explicação dos Princípios herméticos e lembro  que:
A Mente…..”tão bem” como os metais e os Elementos…. Pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração.
Este é o Grande Trabalho a ser levado a cabo! Elevar e transmutar a Mente, degrau a degrau, pelos estados acima referidos.
Transmutamo-nos a nós próprios e a outros…. Sempre no bom sentido…. seguindo um a um dos estados acima relatados, indo passo a passo até ao final pretendido.

O resultado do uso da Transmutação Mental depende do adiantamento espiritual da cada pessoa, e depende do hábito e da prática de trabalhar com a mente.
Por adiantamento espiritual entenda-se que me refiro ao estado de adiantamento “moral”, de “compaixão” e de “amor ao próximo”. Depende ainda da Força de Vontade que faz parte da personalidade da pessoa.
Se sentirem dentro de vós o forte desejo de Caminhar na Senda e evitar tudo o que os possa afastar dela ou que os faça atrasar, então, queridos amigos, estais prontos para usar a Transmutação Mental e com ela melhorarem e avançarem rapidamente no Caminho de Retorno, aproveitando para ajudarem todos os outros mais atrasados.




Explicação para elaborarem a vossa forma de trabalhar.

Primeiro vamos rever a parte que nos interessa de cada Principio, para aplicar ao trabalho de Transmutação Mental.
Daí, poderemos ver quais os Principios que se aplicam ao caso do exemplo aqui deixado.
Foi tomado como exemplo o fator cólera, no grau médio de intensidade.

O Principio do Mentalismo…
“O Todo é Mente”….“o Universo é Mental”
Significa que “o principio de tudo é mente”…. E explica que a substancia oculta em todas as manifestações:- fenómenos da vida, matéria, energia, etc.…é mente…” por conseguinte pode ser transmutada pelo princípio do Mentalismo…isto é… pelo poder de nossa mente.
Este é o principio que é utilizado em todos os trabalhos de Transmutação Mental. Pois o trabalho é feito com o poder da Mente.
O Principio da Correspondência
“o que está em cima é como o que está em baixo e o que está em baixo é como o que está em cima" 
Significa que existe uma correspondência total entre as Leis e os fenómenos dos diversos planos da Existencia e da Vida.
Para o nosso trabalho ficamos a saber que:- quando desejarmos avaliar uma situação, um sentimento, etc…o termo de comparação é a Perfeição porque “o que está em cima é como o que está em baixo”(a diferença é exclusivamente no grau da Perfeição) . O que está em cima é perfeito como o Pai o é…..por isso é a base de comparação.
No caso do nosso exemplo há que verificar… numa escala de 1 a 100…, qual o valor a atribuir ao referido sentimento de cólera….concluímos que era pouco forte, mas é um defeito terrível….então a situámos  “abaixo  dos 30 na escala….”nada mau”.   Mas há que trabalhar bastante para extirpar todo o defeito.


O Principio da Polaridade
Tudo é duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza,…….. mas diferentes em “grau”.
Para a transmutação este principio dá-nos:- a certeza que a comparação pela “Perfeição” está correta…. Mas diz-nos também que:-…embora tudo seja igual ou idêntico existe uma grande  diferença….... tudo é diferente em grau.
Isto é, a “Perfeição” tem o grau mais elevado que existe e o fenómeno que vamos comparar, poderá ter um dos mais baixos graus…
Usando a mesma escala agora em graus….. perguntamos:- a cólera é um mau sentimento?   Sim, é!   Então, se 100 é a Perfeição…. Qual o grau da minha cólera?...... terá de ser um grau bastante baixo…, talvez o grau 10 .
Muito trabalho aqui há a ser feito. Uma insistência muito superior à anterior, uma Transmutação de toda a energia …para energia de “serenidade” e “calma”.


O Principio da Vibração
Nada está parado; tudo se move; tudo vibra”
Este princípio explica que as diferenças entre as diversas manifestações da matéria, Energia, Mente e Espirito, resultam das… “ordenações variáveis da vibração”.
Quanto mais elevada for a vibração mais alta se situará na escala; assim como quando a vibração é baixa ou muito baixa na escala; aqui é o lugar das formas ou sentimentos mais grosseiros da matéria.
Para o nosso trabalho, isto permite-nos avaliar ….as nossas vibrações mentais e as dos outros; assim iremos saber quanto teremos de trabalhar para aumentar a vibração até ao ponto necessário.
Por isso, a “baixa vibração da energia da cólera” tem de ser substancialmente alterada. A Transmutação será feita tendo como meta, alcançar a maior vibração possível para atingir o grau de calma e serenidade.
´
O que é a vibração?
A vibração é uma manifestação do estado da nossa vitalidade:-  o corpo vivo “ pulsa”, “sente” e se “emociona”.
As vibrações podem ser ou começar fracas,…  aumentando com a continuidade das nossas práticas.
Aumentando a vibração, o corpo sente-se “mais vivo”.
A vibração “remove os detritos do corpo”.
Com o tempo a vibração oxigena os músculos e aumenta o fluxo de sangue, começando nos pés e subindo pelo corpo.
A prática dos exercícios torna-nos mais vibrantes: - a respiração torna-se mais ampla e melhora a nossa  ligação com a terra,… e com…Tudo o mais.
O “amor incondicional” é o sentimento da maior e mais alta “vibração”.
Como aumentar a vibração?

·                    NOTA
·                    Para vos ajudar neste Princpio… pedi à nossa amiga Manuela Salgado, professora do Reiki, que colocasse aqui neste grupo, num texto a seguir a este, uma “meditação” que é usada no Reiki para elevar a vibração do corpo.
Não esqueçam de copiar a meditação e usá-la para a obtenção de bons resultados

O Principio do Ritmo
“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo sobe e tudo desce; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.
A verdade deste Principio é mostrar que em tudo existe um movimento para trás e para a frente…um fluxo e refluxo…um movimento de atração e de repulsão, semelhante a um pendulo.
Neste Principio se enquadra a Lei do Carma…”quem magoa, será magoado”; isto é.. “fluxo e refluxo”.
Existe sempre “uma ação e uma reação”.
Isto significa que se alguém estiver atravessando um “determinado estado”, em relação a um fenómeno de sua vida, poderá não reagir ao nosso trabalho de auxilio, por se encontrar num “refluxo do Carma”.
avaliar ….as nossas vibrações mentais e as dos outros; assim iremos saber quanto teremos de trabalhar para aumentar a vibração até ao ponto necessário.
Por isso, a “baixa vibração da energia da cólera” tem de ser substancialmente alterada. A Transmutação será feita tendo como meta, alcançar a maior vibração possível para atingir o grau de calma e serenidade.
´

O Principio da Causa e Efeito
Toda a causa tem o seu efeito, todo o efeito tem a sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não conhecida. Há muitos planos de causalidade, porem nada escapa á Lei.
Há vários planos de causa e efeito.
Para o nosso trabalho, este Principio acentua o que foi dito sobre o Carma, pois confirma a existencia da causa que originou determinada situação, seja boa ou má. Trabalhar com este Principio, significa que em certos casos terá de haver uma recuperação total da causa originária.


O Principio do Género
O género está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu principio feminino; o género manifesta-se em todos os planos.
Para o trabalho temos de compreender que nossas imperfeições provêm dos dois géneros. Eu posso ter viver com um sentimento ou defeito proveniente de uma encarnação em género diferente da atual. Como posso trata-la? Mentalmente se criará uma transmutação dirigida à parte feminina ou masculina de cada um de nós. Felizmente estes casos são raros e este é um Principio pouco aplicável.



Exemplo de um trabalho
É INDISPENSÁVEL PARA “BOM RESULTADO” QUE LEIAM  O ENSINAMENTO DO TEXTO:
EXPLICAÇÃO---COMO ACTUA A ENERGIA DENTRO DE NOSSOS CORPOS--- “COM BASE  CIENTIFICA”
Colocado neste mesmo grupo.
Devem começar por uma auto análise.
Auto analisem-se e escrevam num caderno todos os defeitos que encontrarem e qual a intensidade de cada um dos defeitos.
Exemplo:
Certa pessoa auto analisa-se  e entre os muitos defeitos que descobre possuir, pega no defeito… Cólera.
Então pergunta a si própria.
Pergunta: - O que é a cólera?
Resposta:- É um sentimento violento de alguém, em reação ao que o revolta, ofende, prejudica, indigna etc., é fúria, é ira, etc.
Pergunta:- é a cólera um defeito mau?
Resposta:- Sim! Terrivel.
Pergunta:- qual é a frequência com que acontece essa cólera,  acontece muitas vezes.?
Resposta:- acontece algumas vezes .
Pergunta:- qual é a violência da sua cólera?
Resposta:- não é muito forte.
Pergunta:- qual é a energia mais forte e elevada que existe?
Resposta:- a do amor incondicional (dá para comparar)

Com estas informações vamos ver que Princípios utilizamos:
Pergunta:- qual é o oposto da cólera?
Resposta:- a serenidade e a calma.
Conclusão….. sobre a imperfeição a corrigir… temos um defeito “não muito forte nem muito violento” que desejamos substituir pela serenidade  e pela calma.

Peguem num caderno e escrevam a auto análise e o resultado.
Depois coloquem os graus a serem trabalhados.
No caso presente:

-Sentem-se na vossa posição de meditação, e façam a meditação ensinada pela nossa amiga Manuela Salgado.
-Quando sentirem que a vossa vibração aumentou o suficiente
-Visualizem uma ligação da rede axiatonal de “todo vosso corpo” com a rede axiatonal do universo que se encontra ligada à energia proveniente da Fonte ou Mente Suprema que emite “jactos de luz indiferenciada” nas linhas axiais da 5ª dimensão. (ensinamento do textoEXPLICAÇÃO---COMO ACTUA A ENERGIA DENTRO DE NOSSOS CORPOS--- “COM BASE  CIENTIFICA””)
-Depois, centrem a vossa atenção nos corpos astral e mental a nível do coração;
-Visualizem a energia da cólera como uma matéria densa, compacta e descolorida, ocupando um espaço de acordo com o grau da imperfeição, conspurcando o vosso coração;
-Pelo poder da Mente atraiam para vós, através das linhas axiatonais (que são uma espécie de vasos sanguíneos que percorrem todo o corpo) as energias  da serenidade e calma, provenientes da Fonte e sobreponham a essas energias luminosas e vibrantes à energia da cólera;
-pelo poder da Mente visualizem e “sintam” as energias em “alta vibração” Transmutando ou transformando a energia negativa…. em energias brilhantes de alto grau de vibração.
-mantenham o tempo que forem capazes.
Terminem agradecendo à Fonte e aos vossos guias. Deixem-se ficar por alguns segundos, quietos, guardando dentro do vosso coração aquilo que conseguiram obter.
Repitam até terem a certeza que a cólera vos abandonou e foi substituída pela calma e serenidade.  

Já sabem que aqui estarei, com amizade e amor, para ajudar no que puder e souber.

Luz, Paz e Amor

Lição preparada por
Maria Helena Guerra
Publicado no GRUPO CAMINHO DE RETORNO
Na rede Sabedoria Viva
15 de Fevereiro de 2012




1 comentário:

  1. Gratidão pelos ensinamentos, quero transmutar sentimentos isto foi de grande valia.

    ResponderEliminar