domingo, 10 de outubro de 2010

O “EU REAL”….O “EU UNIVERSAL”…. E A…. “UNIDADE de TUDO”



O "EU REAL"   O “EU UNIVERSAL”…. E A…. “UNIDADE de TUDO”


Em todos os ensinamentos temos feito o possível para que compreendam “conscientemente a realidade do nosso “EU””, a fim de conseguirem distinguir,… através deste “EU”…., quem nós somos,… e quais são as nossas “envolturas” físicas e mentais, e como devemos ter o “EU” presente em nós no dia a dia.

Nesta altura, estamos, “ou deveríamos estar” capazes de afirmar com convicção que o corpo físico e o cérebro são, unicamente, os nossos instrumentos de trabalho.

Falemos agora do EU UNIVERSAL, que é um EU muito maior e que transcende a personalidade e o pequeno “eu”,….. que tantas vezes tomamos pelo nosso “EU REAL.

Cada um de nós, é filho do ABSOLUTO, possuidor de uma herança, e a nossa missão é desenvolver as qualidades que nosso PAI deseja para nós, porque nós somos um “fragmento” divino.

Nós, espírito, nos revestimos de corpos mortais em cada ciclo ou período de vida.

Não podemos esquecer que existe uma grande diferença entre o RELATIVO (que somos nós) e o ABSOLUTO; e também não devemos confundir o nosso “EU REAL” com o “ABSOLUTO”.

Nós, isto é, o nosso “EU” é infinitamente maior do que podeis fazer ideia; ele se estende muito além do que pensais. Ele toca o Universo em todos os seus pontos e está em…… união perfeita…. com toda a VIDA. Ele está em estreito contacto com tudo o que emanou do Absoluto…ou seja, com todo o…….. “mundo da realidade”.

Encarando este nosso Universo relativo …o EU tem as suas raízes no Absoluto e dele retira o seu alimento… como a criança que está no ventre materno e recebe o alimento da mãe.

O EU é, na realidade, uma manifestação de DEUS…. Contendo um fragmento da verdadeira essência divina.
Por isso, ao sentirmos emergir em nós o EU REAL começamos a sentir-nos em estreito contacto com DEUS; sentimos que ELE passa a habitar em nós, dentro de nosso coração,… é quando sentimos desabrochar, em nós, a flor do amor, da bondade e da compreensão.

Para apreender o grande ….“princípio do Universo”… e a… “universalidade da matéria”, temos de saber que….. toda a matéria, todo o átomo, do nosso corpo físico, é uma porção desse grande princípio … do Universo,…. ela vem desse grande depósito universal,… e a ele retorna,… porque os átomos do corpo estão em constante mudança.

Aquilo que hoje nos parece a “nossa carne” foi, pouco antes, talvez, parte de uma planta ou de outro ser vivo.

Há uma incessante mudança, e o que hoje é nosso, pertenceu ontem a outro e amanhã pertencerá a outro ainda…. E assim sucessivamente.

Não possuímos… PESSOALMENTE… nenhum átomo da matéria; ela é toda uma parte do armazém comum. É uma corrente que nos penetra a nós e a toda a vida do universo… sempre e sempre.

E assim acontece também com a energia vital que gastamos em todos os momentos de nossa vida.

Constantemente aurimos PRANA do grande depósito universal.
Até o principio que denominamos… “substancia mental”, está submetido á mesma lei.

É-nos difícil compreender isto porque estamos habituados pensar que os “nossos pensamentos ou diálogos mentais” são exclusivamente nossos…. Como se fossem uma coisa que exclusivamente nos pertence….

Por isso, temos dificuldade em compreender que a substancia mental é um princípio universal do mesmo modo que a matéria e a energia…. e que em nossas operações mentais,… apenas nos servimos do deposito universal.
Talvez, neste momento estejam pensando, …. Mas, afinal o que é que nos pertence? Temos alguma coisa que seja PESSOALMENTE nossa?

Sim, há algo muito valioso que nos pertence,… algo que é exclusivamente nosso….. é o nosso EGO…ou EU REAL.

Ele é a única coisa realmente nossa,… só nossa; é imutável… inalterável… intransmissível….. tudo o mais pertence ao deposito universal de onde retiramos aquela porção para a necessidade do momento.

Para melhor compreenderem a …unidade das coisas…., isto é, As coisas como “um todo” e não como partes separadas…. Lembrai-vos SEMPRE que o nosso EU REAL…. É a unica coisa que é “realmente” nossa….. a única permanentemente nossa, desde o inicio e para todo o sempre.

Quanto á matéria, á força, á energia, e até á substancia mental…. elas são “apenas” os nossos “instrumentos”, com os quais nos podemos exprimir.

Elas são como grandes oceanos que rodeiam o EU REAL, o qual se move no meio das suas aguas, umas vezes calmas, outras agitadas.

Também é MUITO importante não esquecermos a “UNIVERSALIDADE DA VIDA”. TUDO o que existe no Universo…VIVE…vibrando e pulsando com VIDA, e com a Vida está a energia e o movimento.

NO UNIVERSO NADA HÁ QUE SEJA MORTO.

Por toda a parte há vida…. E onde há vida… há INTELIGENCIA…

NÃO EXISTE UNIVERSO SEM VIDA E SEM INTELIGÊNCIA.

NÓS SOMOS ÁTOMOS DE VIDA QUE PENSAM E VIVEM..… RODEADOS DE UM OCEANO DE VIDA, QUE TEM PULSAÇÕES E MOVIMENTO.

Cada átomo daquilo que denominamos matéria…..ESTÁ VIVO, tem em si energia e força, sempre acompanhado de inteligência e VIDA.

Para confirmar, basta olhar á nossa volta…. O mundo animal, o vegetal, e mesmo o mineral…. TUDO ESTÁ VIVO… TUDO É VIDA…. E com a vida está a inteligência.

Quando pudermos sentir esta concepção , em nossa consciência actual,…..quando conseguirmos aceitar este facto intelectualmente………poderemos ainda ir mais longe e SENTIRMOS QUE SOMOS CONSCIENTES DESTA VIDA UNIVERSAL….por todos os lados….ENTÃO ESTAMOS VERDADEIRAMENTE NO CAMINHO DA REALIZAÇÃO DA

“NOSSA CONSCIENCIA CÓSMICA”.

Donde recebemos, gradualmente, a clareza do conhecimento: - o sentir de uma unidade connosco mesmo, e uma união permanente com o ABSOLUTO.

É da maior importância para a ALMA….que está em pleno processo de evolução… chegar ao pleno conhecimento desta relação de unidade….. porque uma vez que esta concepção esteja firmemente estabelecida…..A ALMA SERÁ CAPAZ DE SE ELEVAR ACIMA DE CERTOS PLANOS INFERIORES …. E ficará livre de operar sob certas leis, que limitam o seu poder, “como Alma não desenvolvida”.

Coligido e composto
por MariaHelena Guerra

Sem comentários:

Enviar um comentário