domingo, 4 de abril de 2010

A INFLUÊNCIA DO SER HUMANO NA CONCRETIZAÇÃO DO PLANO DIVINO SOBRE A TERRA


A INFLUÊNCIA DO SER HUMANO NA CONCRETIZAÇÃO DO PLANO DIVINO SOBRE A TERRA
Sabemos que o homem, em sua mais íntima natureza divina, é essencialmente Uno com a Realidade sustentadora do Universo e faz parte dela.

Uma vez que o homem é essencialmente divino, a Teosofia ensina que a vontade humana é um factor importante no drama universal que se desenvolve, através da Vontade Divina. É certo que o exercício de sua vontade está limitado pelo seu grau de evolução, mas a sua vontade sempre afecta em maior ou menor medida a corrente de sucessos vinculados á vida humana e do planeta.

Ainda que pareça que os seres humanos não intervêm na elaboração e concretização do Plano de Deus sobre a Terra, em escala universal, parece que desempenham um papel importante na determinação do curso dos sucessos relacionados, especialmente com a evolução humana e planetária.

O livre-arbítrio do homem, apesar de se desenvolver numa esfera limitada e poder parecer insignificante, perante a grandiosidade do plano Universal, influi de uma forma muito significativa nos planos destinados á evolução e aperfeiçoamento do Homem e do planeta.
Quem não acredita nesta influência significativa é porque olha para o homem como se ele fosse um simples animal, com mente subdesenvolvida, e não como um ser divino que possui ilimitadas potencialidades.

Aprendemos que o plano de desenvolvimento do Universo está determinado pela inter-acção da Vontade Divina com as vontades das Mônadas individuais associadas a um sistema em evolução.

Mas sendo analisado correctamente, talvez seja mais exacto dizer que o plano de desenvolvimento do Universo é, sem dúvida, o resultado desta inter-acção.

Ora vejamos: é certo que nas primeiras etapas de evolução, as Mônadas apenas são capazes de exercer uma influência insignificante neste drama universal, mas nas etapas mais adiantadas, quando as Mônadas individuais já se encontram num plano mais elevado de evolução, a sua influência torna-se, deveras, enorme.

Aqui poderia nomear uma porção de casos que levaria, a quem estar a ler este texto, a acenar afirmativamente com a cabeça. Em vez disso, peço que pensem e avaliem quantas coisas se fizeram e fazem e quantas se disseram e dizem que têm levado e levam á destruição do planeta e á evolução negativa do homem.

De fato, à medida que nos elevamos na escala da evolução, a fusão da consciência torna-se mais perfeita, ficando mais difícil localizar a linha divisória entre a Vontade Divina e a vontade Monádica do ser humano.

Desta evolução resulta que se torna correcto dizer o seguinte:

***A Vontade Divina expressa-se sem impedimentos por meio das Mônadas;

***Mas também é correcto dizer que a vontade das Mônadas dos seres humanos se tornou livre e auto-determinada.

Este facto, torna-se inevitável, porque as Mônadas “derivam da diferenciação” daquela Realidade Única a que chamamos de o TODO ABSOLUTO, por isso não pode haver “diferença essencial” entre estas “duas vontades”.

Desta afirmação temos uma prova:

- A existência do livre-arbítrio do indivíduo no decurso da evolução humana, colectiva e individual, é, precisamente, devido á inter-acção entre a Vontade Divina com a vontade individual do homem.

Podemos perguntar:
Em que lei se fundamenta esta inter-acção?

É evidente que nas etapas iniciais a “lei que governa a evolução humana”, permitindo que o indivíduo exerça seu livre-arbítrio, é a “lei do Karma” que governa, em seu aspecto mais amplo.

Mas o homem, não é um ser material, é um “ser espiritual”, habitando um corpo material ou veículo, sendo assim, todos sabemos que um ser espiritual pode, se assim o desejar, desenvolver as suas potencialidades divinas

**-não pela imposição de um código de conduta exterior,

**-mas aprendendo a fazer o que é justo e estando de acordo com a Vontade Divina por sua livre escolha,

**-porque vê que isso promove o bem de todos, inclusive o dele mesmo.

Através desta aprendizagem e da sua compreensão, o individuo, ao contemplar a própria natureza do Universo como uma expressão da “Ideação Divina” apoiada na “Vontade Divina”, deduz que a meta suprema da evolução e o despertar de sua natureza espiritual dependem de que ele viva e actue em perfeita harmonia com a Vontade Divina.

Esta dedução o levará a corresponder-se com o Plano Divino, de maneira harmoniosa e perfeita, para cumprir bem seu próprio destino.

MariaHelena

4 comentários:

  1. Amiga
    Lindo o seu blogue.Está muito informativo e sente-se uma boa energia.
    Parabéns.
    Visitarei sempre.
    Bjos
    Maria Souza

    ResponderEliminar
  2. Olá Amiga Maria Sousa,
    Muito obrigada +por sua visita ao blog e muito mais por suas simpáticas palavras.
    Bençãos de luz
    MariaHelena

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ola Maria Helena:
    Este texto nos transmite grande ensinamento e nos faz reflectir quanto ao modo de estarmos na vida.
    Somos parte do Universo...da Natureza... e nao a Natureza parte de nós.
    Se reflectirmos sobre isso concerteza teremos atitudes diferentes para com a Natureza e seus elentos. De respeito e admiraçao.
    O homem tem seu livre-arbitrio, mas por vezes a opçao tomada nao será a mais conveniente. ( mas sera karmico?).
    Amiga,sei que fugi um pouco ao tema,mas eu acredito que tudo esta ligado e " tudo tem a ver com tudo".
    Beijinhos
    Mariamanu

    ResponderEliminar