segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O HOMEM PERFEITO


O HOMEM PERFEITO

A imagem dos Mestres, que são os Irmãos mais velhos da humanidade, sempre produzem emoção á alma humana quando se fala n’Eles. Certamente devido a sabermos que Eles foram como nós e que hoje são Seres notáveis, “Homens Perfeitos”. Nos últimos tempos apenas temos noticias d’Eles através dos escritos que deixaram e dos ensinamentos que transmitiram aos seus discípulos. Contudo, muitos de nós mantemos a esperança de que um dia possamos encontrar evidencias de alguns desses Seres extraordinários se encontrarem entre nós.

O HOMEM PREFEITO

Todos os que se dedicam ao estudo e à pratica da filosofia esotérica sabem que a evolução espiritual é feita à custa de grandes esforços, grandes sacrifícios, grandes padecimentos, vencidos por uma vontade de ferro e um desejo luminoso de alcançar a Casa do Pai. De encarnação em encarnação, de aprendizagem em aprendizagem, de prática em prática, o homem vem caminhando há milhares de anos.
E assim continuará até ao Dia em que nada mais terá de realizar aqui na Terra, …… o Dia em que se tornou Perfeito.
o dia em que :
a luta entre o Espirito e a Matéria terminou, ……com a vitória do Espirito.
então:
o Espirito ergue-se como senhor da matéria, como dono da vida e da morte;
nesse tempo:
o Espirito, … em sua evolução super-humana, … deixa de ser o homem e transforma-se em super-homem …. o Homem Perfeito.

Quando o homem atinge este estado, as grandes religiões dão vários nomes a esse Homem; chamam-no de Mitra, Krishna, Buda ou Cristo, nomes que apenas simbolizam a perfeição alcançada, mas o
Homem Perfeito nesta fase não pertence a nenhuma religião ou credo ou família humana; Ele passa a pertencer a Tudo e a Todos porque esse é o mais alto e nobre ideal da perfeição.

Por exemplo, o nome de Cristo, quando atribuído ao Homem Perfeito dos cristãos, designa “um estado” e não o nome de um homem; designa a conotação de cada homem perfeito. É por isso, que nós, filhos da humanidade, devemos erguer os olhos e o coração em contemplação renovada para “as Montanhas”, onde residem os Homens Perfeitos da nossa Raça.
E não esquecermos que:
o que nós somos……Eles já foram…. o que são….. nós seremos!

Todos os filhos do homem podem fazer, o que o Filho do Homem já fez. Eles são a garantia do nosso sucesso.
O desenvolvimento de semelhante divindade em nós é, apenas, uma questão de evolução.
O nascimento de “Cristo” no coração do homem está expresso em muitos escritos do passado. Para alcançar este grau, o homem passará, em cada encarnação, por períodos de luz e escuridão, de felicidade e de agonia, de companheirismo e de abandono e de tudo o mais que defronta o homem no Caminho Iniciático.
É através da pratica constante, da aprendizagem gradual, de saber ver e compreender a consciência dos outros, isto é, … saber “ver” dentro de cada um, … a “alma e a mente” que ele é, … e não o ser humano regido por “um cérebro fisico”. Essa alma e essa mente podem estar ainda adormecidas …. Mas estão lá… dentro do veiculo que é o seu “corpo de manifestação”…. “o corpo físico”.
Esse mesmo trabalho deve ser feito dentro de cada um de nós; ou seja, devemos centrar-nos em nossa própria consciência ou mente, que é a “vida” que existe dentro de nós e não na “forma” que a contém… “o corpo físico”.

Tudo isso deve ser tido em consideração no processo de evolução porque o homem é inimigo de si mesmo e sendo um pensador é fraco perante os seus próprios inimigos, que são os seus desejos internos.
Deve utilizar o poder da vontade desenvolvida contra eles, chamando em sua ajuda as forças superiores para limpar a escória dos desejos e vontades; educá-los e eliminá-los segundo a razão. E se mesmo assim não lhe for possível dominar os próprios impulsos, pode, entretanto, elevar a sua alma para não ser enlameada nem devorada por eles.

Dizem os Instrutores, que no corpo físico habitam “três homens”:
Um que não obedeceu, e por isso foi ferido e aprisionado por seus vícios;
Um segundo que obedeceu e como recompensa reinou sobre o seu mundo;
Um terceiro que ás vezes obedece e outras desobedece:…. Este feriu os semelhantes e por isso foi ferido; algumas vezes venceu mas na maioria foi vencido por outros;….este, segundo os seus esforços, … alcançará a conquista … ou … será derrotado.

Estes três homens também podem ser designados por três forças inimigas e contrárias:
A imaginação, a cólera, e o desejo.
São três inimigos, que são necessários no percurso da vida, sem eles não poderíamos “viajar”.

A imaginação vai adiante do homem, é um mensageiro, é um guia para o dirigir e defender; mas ela é tão ignorante, que muitas vezes mistura a mentira com a verdade e converte a injustiça em rectidão.
A cólera vive na sua mão direita para defender o homem, no entanto, sempre ataca e maltrata, ás vezes, os próprios amigos. Nem conselho, nem doçura conseguem aliviar e apagar o seu fogo; é como um carro sem freio que mata os que se atravessam no seu caminho e o seu condutor está exposto a se despedaçar.
O desejo ou paixão está na mão esquerda; serve-se de forças impuras e desapropriadas. Como força em trabalho fornece o alimento e a bebida, mas muitas vezes o faz de forma suja e rasteira.

E como afirmam alguns escritos antigos: O homem está obrigado a combinar e a ser acompanhado por estas três forças até chegar a uma terra Santa iluminada pela luz, onde o lobo e a ovelha vivem juntos, em harmonia e paz.

Estas são duas trindades, mas ainda é nomeada uma terceira, aquela que pode ajudar o homem.
No intimo do homem existem mais três formas de manifestação:
Pensamento… Vontade … Ação.
o Pensamento é um reflexo interno, onde mora o Conhecimento; esse Conhecimento pode ser a salvação pela correção do que está mal.
a Vontade é a concentração Interna, pode ser a raiz dos bons desejos.
a Ação é a expressão externa, é a Energia que põe em prática o Conhecimento acompanhado da Vontade para uma vida perfeita.

Estes são os três aspetos de Deus manifestados no homem, e são o equivalente a:
Pai…o Poder do Pensamento;
Filho o Saber e a Vontade;
Espirito Santo é a ação que põe em prática as duas primeiras.

O homem é um Microcosmos, nele existe tudo o que existe no Macrocosmos.
O rei interno do nosso Microcosmo é o Deus Intimo, de quem não falamos por estar muito alem da nossa concepção, mas acreditamos n’Ele devido ás suas manifestações.
De Si mesmo chamou á existência este poderoso sistema Solar; nós estamos n’Ele e somos fragmentos em evolução da sua vida, somos Centelhas de Seu Fogo divino; d’Ele todos procedemos e a Ele todos retornaremos, após nos tornarmos Homens Perfeitos.

Deixemos que nossa mente receba a influencia do nosso reino interno, que nos convida á quietude e á concentração, ao Conhecimento e à Sabedoria.

Texto preparado e comentado por
MariaHelena Guerra
Grupo Caminho de Retorno
sabedoriaviva
5 de Janeiro de 2012

4 comentários:

  1. Querida Amiga,

    Finalmente consegui vir aqui ao seu blogue e descobrir o sítio para deixar um comentário!
    Muito interessante e positivo o trabalho que aqui apresenta!

    Também acabo de postar um novo tema.

    Um abraço e FELIZ ANO NOVO

    Maria Carmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria do Carmo,
      Obrigada por sua visita e por suas palavras, irei ler o seu novo tema
      adoro saber que as pessoas gostam de escrever sobre espiritualidade.
      Um abraço afetuoso e com carinho
      Mariahelena

      Eliminar
  2. QUERIDA MARIA HELENA!
    PARABÉNS POR SEU BLOG.ADOREI TUDO!
    FICO FELIZ AO VER AS MARAVILHAS AQUI EM SEU BLOG!VOCÊ SABE O QUANTO TE ADORO MUITO!
    NÃO SÓ POR SEU TRABALHO MAS POR SUA PESSOA QUE É,SEMPRE CARINHOSA E ATENCIOSA COM TODOS.
    OBRIGADO!
    UM BEIJO EM SEU CORAÇAÕ!
    MARTA MEDIANEIRA DA SILVA DA COSTA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ QUERIDA MARTA,
      MUITO OBRIGADA POR SUAS LINDAS PALAVRAS QUE AGRADEÇO DO CORAÇÃO.
      SABE QUE TANTO AQUI NO BLOG COMO NA REDE SABEDORIA VIVA, A INTENÇÃO É ESPALHAR ENSINO, LUZ E AMOR.
      UM GRANDE ABRAÇO EM SUA ALMA DE LUZ
      MARIAHELENA GUERRA

      Eliminar