sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CURSO CURA ESOTÉRICA – M. DJWHAL KHUL – A PREOCUPAÇÃO E A IRRITAÇÃO Provocam doenças…O CORPO ETÉRICO …….9ª LIÇÃO- TREINO DO CURADOR

Esta lição descreve a Terceira categoria das doenças situadas nos corpos emocional ou astral, que esotericamente são denominadas “Doenças de Irritação”.

O Mestre diz-nos que a preocupação e a irritabilidade são os maiores venenos que se escondem por trás da maior parte das doenças.
Do ponto de vista do ocultismo, diz que todas as doenças se enquadram em “Duas Definições”:
1. As doenças que são o resultado de uma auto-intoxicação, provocadas pelas prolongadas horas de preocupação mental, que são as mais generalizadas. …………
2. As doenças que são o resultado de uma constante irritabilidade do sistema nervoso central. Estas são muito comuns em pessoas pouco pacificas….. A irritação é uma doença psicológica básica e tem as suas raízes bem fundas no corpo astral, produzindo efeitos anormais sobre o sistema nervoso. Estas raízes podem ser hereditárias, mas quando não são, o indivíduo que constantemente irrita o seu sistema nervoso devido ao seu mau feitio, acaba criando essas raízes no seu corpo astral, tornando-as hereditárias.
Porque é que a PREOCUPAÇÃO e IRRITAÇÃO enraizadas no corpo astral são tão sérias e perigosas?
São perigosas porque:
a) Reduzem a vitalidade do corpo a tal ponto, que ele se torna susceptível á doença. O Mestre afirma que a “INFLUENZA”: …(que é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias; inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca…) tem as raizes e é provocada pelo nosso medo e nossa preocupação, e acrescenta, “quando o mundo se libertar desta medonha condição (o medo e a preocupação), esta doença desaparecerá.
b) Sob o ponto de vista astral, elas reduzem a atmosfera de tal forma, que a dificuldade dos corpos subtis respirarem nesse plano se reflecte no corpo físico.
c) As pessoas têm feito alastrar estes “efeitos astrais” de tal forma que tornaram EPIDÉMICOS a nível planetário.
d) Estas condições nos impedem de ter uma verdadeira visão; as pessoas passam a ver APENAS a causa de seus queixumes.
O CORPO ETÉRICO
O corpo etérico é a forma “estrutural” sobre a qual o corpo físico é construído. É o andaime que subjaz a cada parte do homem exterior inteiro; é a estrutura que sustenta o “todo”; é o molde sobre o qual a forma externa é delineada----e---é a rede dos nadis----infinitamente intricada…..que constitui a contraparte ou o aspecto duplicado do sistema nervoso inteiro, o qual forma uma das partes mais importantes do mecanismo humano, juntamente com a corrente sanguínea, elas são o INSTRUMENTO DA VIDA.
O corpo etérico é composto inteiramente por linhas e pontos. Os pontos são formados pelo cruzamento das linhas e isso faz um “ponto”, estes pontos transformam-se em “centros de energia. Quando o cruzamento é composto pelo cruzamento de muitas linhas, forma-se um GRANDE CENTRO onde grandes correntes de energia se cruzam. Isto acontece na cabeça e ao longo da coluna vertebral.

DESCRIÇÃO DOS CENTROS:
-Há 7 GRANDES CENTROS AO LONGO DA COLUNA VERTEBRAL;
- há” 21 centros menores”
- e há “49 ainda menores”, conhecidos pelos esoteristas.
- Contudo, vamos apenas referir os centros do corpo etérico e mas vamos indicar a localização dos “21 centros menores”.

LOCALIZAÇÃO DOS 21 CENTROS MENORES
2…em frente dos ouvidos próximo onde as mandíbulas ou maxilares são conectadas, (em medicina denominam-se “condilos”);
2…logo acima dos seios;
1…na junção do externo, próximo á glândula da tiróide
ATENÇÃO… este com os 2 centos dos seios, formam UM TRIÂNGULO DE FORÇA
2…um em cada palma da mão;
2…um em cada planta dos pés;
2…logo atrás dos olhos;
2…também relacionados com as gônadas (= glândula embrionária antes de sua definição como testículo ou ovário)
1…próximo do fígado;
1…que é relacionado com estômago e com o plexo solar, mas “não é idêntico a ele”;
2…relacionados com o baço;
2…um em cada parte posterior do joelho;
ATENÇÃO:
estreitamente ligado com o nervo “vago”..HÁ UM PODEROSO CENTRO; dada a sua grande potência, algumas escolas de ocultismo consideram-no UM CENTRO MAIOR. Ele não está na coluna…..está perto da GLÂNDULA TIMO………Por ser muito importante, descrevo no final do texto o que é o nervo Vago.
1…que está próximo do plexo solar e se relaciona com o centro da base da coluna
FORMANDO UM SEGUNDO TRIÂNGULO DO CENTRO SACRO…DO PLEXO SOLAR….E DO CENTRO DA BASE DA COLUNAQ

ESTES DOIS TRIÂNGULOS
São da máxima importância…UM… fica acima do diafragma e o …OUTRO…abaixo dele.

Havendo um livre fluxo de forças através dos centros do corpo etérico para o corpo físico denso, as possibilidades de adoecer são muito menores.
Estas forças que estão sempre procurando entrar, são provenientes dos corpos astral, mental, da alma…….se o contacto já tiver sido estabelecido, e do mundo circundante (à nossa volta)… cujas PORTAS de ENTRADA são os nossos veículos da alma e da personalidade.

Quando os centros acima referidos não estiverem despertos ou funcionando apenas parcialmente, ou lentos de mais…...no que respeita ao seu ritmo vibratório….., então temos aí a causa do bloqueio. Isto causará congestão no veículo etérico, dificultando o funcionamento do corpo físico.

Os Sete grandes centros serão descriminados quando da descrição dos Sete modos de cura.


A explicação seguinte demonstra a enorme importância e a potência deste GRANDE CENTRO DE FORÇA, situado no Nervo Vago. Esta explicação não tem a ver com a lição, é uma explicação de anatomia física.
FOTO – que demonstra as ligações que emanam deste nervo e se estendem pelo corpo físico.




Nervo Vago
O nervo vago é misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se reúnem para formar o nervo vago. Este emerge do crânio pelo forame jugular, percorre o pescoço e o tórax, terminando no abdómen. Neste trajeto o nervo vago dá origem a vários ramos que enervam a faringe e a laringe, entrando na formação dos plexos viscerais que promovem a inervação autónoma das vísceras torácicas e abdominais. O nervo vago possui dois gânglios sensitivos: o gânglio superior, situado ao nível do forame jugular; e o gânglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gânglios reúne-se ao vago o ramo interno do nervo acessório.
Fibras aferentes viscerais gerais: conduzem impulsos condutores originados na faringe, laringe, traqueia, esófago, vísceras do tórax e abdómen.
Fibras eferentes (=condutoras) viscerais gerais: são responsáveis pela inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais.
Fibras eferentes viscerais especiais: inervam os músculos da faringe e da laringe.
As fibras eferentes do vago se originam em núcleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos
gânglios superior e inferior.

A PRÓXIMA LIÇÃO- SUPER-ESTIMULAÇÃO DOS CENTROS….

Coligida e composta por
MariaHelena Guerra

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OS GRANDES SERES DOS RAIOS – Descrição dos seus CORPOS FÍSICOS – 3º texto - VEÍCULOS FÍSICOS PERFEITOS----Leia e admire-se!!


OS GRANDES SERES DOS RAIOS – Descrição dos seus CORPOS FÍSICOS – 3º texto - VEÍCULOS FÍSICOS PERFEITOS----Leia e admire-se!!

No 1º texto anterior descrevi os Grandes Senhores dos Primeiro e Segundo Raios. No 2º texto os Grandes Senhores dos outros raios

Neste texto são descritos os seus corpos físicos


IMPORTANTE:
Os Seres que atingem o nível do Adeptado e escolhem como futura carreira a Sua permanência neste mundo a fim de auxiliarem directamente a evolução da sua própria humanidade, acham conveniente conservar corpos físicos, tendo em vista os seus trabalhos.
Para corresponder aos seus propósitos, tais corpos devem possuir qualidades especiais. Além de absolutamente sadios, têm de ser a expressão perfeita de quanto o “ego” ou EU SUPERIOR possa manifestar no plano físico.

A formação de um corpo com estas características, dizem os Mestres, não é tarefa fácil.

Não é fácil porquê?

A maior parte de nós não tem conhecimento, nem faz a mais pequena ideia do seguinte:

Quando o “ego” do homem comum toma posse do seu novo corpo infantil, encontra-o sob os cuidados de um elemental artificial, que foi criado,… pelos Seres Responsáveis… de acordo com o Karma de quem vem á reencarnação, para que modele o corpo de acordo com o Karma de quem volta para o mundo exterior.!!!

Pois é amigos, isto para muitos é quase um….. “é impossível”!!!

Mas o Mestre afirma o seguinte:
CITO
“Esse elemental trata de modelar habilmente a forma por nascer no mundo exterior; nela permanece após o nascimento, continuando os processos de modelagem quase sempre até o corpo completar seis ou sete anos. Durante esse período, o “ego” vai estabelecendo contacto mais íntimo com os seus novos veículos ….físico, emocional ou astral e mental ………….vai acostumando-se com eles. Na verdade, o trabalho do “ego” com todos esses veículos, até ao momento da retirada do elemental, é quase insignificante.
Embrora o ego esteja, sem dúvida, em relação com o corpinho, geralmente pouca atenção lhe presta, preferindo esperar que tal corpo alcance um estágio em que seja mais responsivo a seus esforços.”
Fim de citação

Há muitos anos, quando comecei a ler referências a este facto, fiquei abalada na minha convicção.

Comecei, então, uma enorme busca e uma persistente investigação em todos os escritos, principalmente originais ingleses, por pensar que poderia haver uma tradução incorrecta. Mas quanto mais investiguei, mais confirmei e mais convencida fiquei de que este processo era assim mesmo.

Muito mais tarde em minhas meditações voltei a confirmar e fiquei positivamente encantada com a maravilha do processo e interiormente me rendi ainda mais, se é que isso era possível, a todas as maravilhas de nosso PAI.

Com os corpos dos grandes seres que são os Adeptos, o processo é muito diferente.

Os Adeptos não têm nenhum mau karma a ser esgotado, por isso não podem recorrer aos elementais artificiais.
O próprio Ego tem de se encarregar do desenvolvimento do corpo desde o começo. Isto permite a construção de um instrumento muito mais aperfeiçoado, muito mais requintado e sensível, mas acarreta também muito mais trabalho para o Ego, que tem de despender nele considerável soma de tempo e energia durante vários anos. Por esta e certamente outras razões, o Adepto não deseja repetir este processo mais do que o estritamente necessário e procura fazer durar o seu corpo físico o mais possível.

Os Seus corpos estão aptos a trabalhar e são dotados de resistência incomparavelmente acima da dos nossos corpos comuns.

Senão vejamos: nossos corpos envelhecem e morrem, principalmente por vários motivos como fraqueza hereditária, doenças, acidentes, abusos, preocupações, excesso de trabalho… etc.

Dada a constituição dos Seus corpos, segundo a sua própria descrição, Eles podem usá-los muito, ….mas muito mais…. tempo do que qualquer um de nós. Daí o ser a idade de semelhantes corpos muito mais avançada do que poderíamos supor pela aparência.

O Mestre Morya, por exemplo, aparenta ser um homem na plena força da vida, em seu copo de 1,97m, barba e cabelo escuro e olhos penetrantes cheios de poder; Sua imperiosa dignidade, torna a Sua presença irresistível. Ele Aparenta 35 a 40 anos.
No entanto, pelas referências dos Seus discípulos, o Seu corpo deve ter 4 a 5 vezes esse tempo.
A hoje, nossa Mestra Helena Blavatsky escreve que a primeira vez que viu o Mestre Morya era ela uma criança e que Sua aparência, quando Ela já estava quase de partida, continuava sendo a mesma.

Com o Mestre Kuthumi, segundo a Mestra H.B., acontece a mesma coisa. Ele aparenta a mesma idade do Seu constante amigo Mestre Morya. Mas sabe-se, pois consta dos registos, que Ele se diplomou uma Universidade da Europa em meados do século passado. Isto chega para provar que Ele tinha mais de um centenário, pois as referências são de…meados do século XVIII; e a Mestra H. B. regressou a Shambala em 1891.

Não se sabe até ao momento qual o limite de duração destes corpos excepcionais, tudo leva a crer que têm um vasto término.
Corpos assim preparados para trabalhos superiores são, por força, sensibilíssimos e requerem cuidados especiais; está provado que envelheceriam como os nossos se tivessem de suportar os inumeráveis atritos do mundo exterior e a sua incessante torrente de vibrações antipáticas, a que diariamente todos nós estamos sujeitos.

Por isso, os grandes Seres vivem quase sempre em relativo isolamento, aparecendo raras vezes neste nosso ciclónico caos, a que chamamos de “vida quotidiana”.

Se os nossos queridos Mestres tivessem a “necessidade imprescindível” de expor os Seus corpos ao turbilhão de nossas curiosidades, a vida dos seus corpos seria, sem a menor dúvida, assaz encurtada e, além disso, devido á Sua extrema sensibilidade, haveria sofrimento desnecessário para os nossos excelsos Mestres.

Como conseguem os nossos Mestres evitar esse sofrimento e fazer durar os seus corpos, sem deixarem de cumprir todos os seus deveres que são muitos e variados?

Vamos ver isso no próximo texto….VEÍCULOS EMPRESTADOS.

Coligido e composto por
MariaHelena Guerra