quarta-feira, 16 de abril de 2014

A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAKHARANA ---- LIÇÃO nº UM



A ERA DO AQUÁRIO E A CIENCIA DO ANTAKHARANA      
 
LIÇÃO nº Um

São três os trabalhos que compõem esta ciência

  • A Ciência do Antahkarana
  • A Ciência da Meditação
  • A Ciência do Serviço.
Cada vez se torna mais necessário que aprendamos a saber trabalhar na época presente em que caminhamos a passos largos para o centro do ciclo aquariano.
O principal trabalho neste ciclo é o de “criar Corretas Relações Humanas”. Este é o passo que todos nós devemos dar no momento actual.
Colocarmos este ideal como meta diária bem definida:
---- a partir de hoje vou ser amável, compreensivo e simpático com “todas” as outras pessoas. Vou esquecer agravos, deixar de ser … “pequenino” … como era quando me irritava, abespinhava ou agastava com o que me diziam ou faziam.
Eu sou um filho de Deus, tenho capacidade para perdoar, desculpar e até me sentir interiormente bem quando me agridem com atos ou palavras.
Afinal, a estadia aqui na terra é provisória e eu estou aqui para aprender. Isto é uma escola e nas escolas, se somos bons alunos,  não nos zangamos com os professores ou com os colegas, quando não darmos motivos para isso.
Cada pessoa que me agride, por acções ou palavras, está juntando mais uma lição ao meu currículo escolar.
É difícil? É.
Mas se eu aprender a ter pena daqueles que assim procedem, o meu Ser interno, manter-se-á calmo e me ajudará a vencer as crises.
Para isso acontecer tenho de “combater o meu “ego físico”; aquele ego pequenino, que está sempre a gritar e a protestar com tudo e com todos. Que fica feliz,  "inchado" e orgulhoso quando lhe fazemos a vontade. É isso que temos de evitar, porque a satisfação do nosso Ser interno é bem mais preciosa.
Se trabalharmos esta disposição estamos construindo o inicio da Criação das Corretas Relações com a Humanidade e não só.
Além de todos os seres humanos, temos ainda, sob a nossa responsabilidade, os reinos mineral, vegetal e animal e temos o nosso precioso Planeta.
Em relação a ele,  devemos olhar a sua qualidade … "de ser vivo" …, e tratá-lo com respeito, afeto e amor; ele é o sustentáculo de toda a vida física que conhecemos mas, devido à ignorância, cobiça e desapego da grande maioria dos humanos, tem sido tratado como se fosse  “algo” morto ou amorfo, que só serve para tirar dele todo o proveito possível e em seguida, "despejarmos" nele todo o lixo que produzimos.
Não há ser vivo que aguente tal tratamento, por isso, quem sabe se um dia não iremos lamentar e chorar por esta falta de respeito, amor e fé.
 O caminho das corretas relações é o único que nos pode levar ao descerrar da nossa mente. Então, como resultado deste esforço de fé e amor, a humanidade ficará preparada para aprender e praticar a ciência do antahkarana.
Esta ciência é já conhecida de muitos, …. Mas não quer dizer que saibam ou consigam praticá-la, quer por ignorância, quer por não estarem preparados ou por ainda não ter chegado o momento certo. 

O que é o Antahkarana?
É aprender a construir as “as pontes de acesso” entre nós (alma) e os:
  • vários aspectos da natureza humana,
  • entre a “personalidade” (ego físico) e a alma
  • entre cada um de nós e com os outros seres humanos
  • entre os membros da família humana, bem como, do seu mundo envolvente.
Só através da construção dessas pontes será possível terminar com as ruturas existentes entre os homens e criar a verdadeira “unidade”.
Na parte do ensinamento da construção do Antahkarana poderão ficar a saber os pormenores do que é este trabalho,.. “tudo”.. o que faz parte dele e como poderão construir essas pontes.
Por agora posso dizer-vos muito resumidamente que ele é o fio da consciência e da inteligência; ele é o agente que responde a todas as reacções sensíveis; e que o fio da consciência é desenvolvido ou "tecido" pela “alma”…. Porque a Alma do Mundo verte o seu delgado fio de consciência em todas as “formas” (físicas), em todas as células e em todos os átomos do corpo.
Dizem os Mestres, que ainda existe em nós, vários fios de energia que ligam o” nosso interior” ao “homem exterior” (nosso corpo físico).
Se fortalecermos essa ligação
Ser interior…. Com o ….. homem exterior
Ficaremos preparados para o treinamento do Antahkarana.
Ainda num passado próximo, essa ciência  só estava “acessível” aos “aspirantes” e “discípulos” dos Mestres.
Hoje, está acessível a … todos.
A era aquariana trouxe  o “Chamado Superior” até todos nós, através da prática das Corretas Relações entre a humanidade, abrangendo o planeta e os seus restantes reinos.
Deste modo, o Chamado alcançará todas as almas, mas só conseguirá ser ouvido por aquelas que, interiormente, já se encontram preparadas ou se estão preparando com muito Amor e força de Vontade forte.
Tudo isto é muito importante porque o estabelecimento das Corretas Relações é o passo que de imediato fará desabrochar a “mente” de todas as raças e deverá ser a principal actividade da nova educação aquariana.
Daqui sairá a união familiar humana e fará sobressair nela os “vários fios de energia” (acima referidos) que será de grande ajuda no progresso da maior parte das pessoas inteligentes e irá ajudar as classes sociais e as nações a completarem-se como um todo.
 Há passos que a humanidade tem de dar e somente um novo tipo de educação e de procedimento, uma atitude diferente relativa a tudo a capacitará para entrar num novo ciclo de experiencia e de desenvolvimento psicológico.
Deste novo ciclo fazem parte integrante a Ciencia da Meditação, a Ciencia do Serviço e a Ciencia do Antahkarana, que oferecerá o método, a forma e a esperança para todos.
 »»»»»»»»»»»»»»»»»
Na lição seguinte:
A Ciência do Antahkarana
1.    a ciência do antahkarana está ligada por inteiro à “energia e á força”, etc….
2.    a Ciencia do antahkarana, é a ciência da manifestação da luz com seus efeitos….etc.
3.    a Ciencia do antahkarana deve ser estudade de três maneiras:….etc.etc.etc.
lição preparada porMariaHelena Guerra
Sabedoria Viva
Grupo Caminho de Retorno

terça-feira, 1 de abril de 2014

A Grande Fraternidade Branca Universal




A Grande Fraternidade Branca Universal

A Grande Fraternidade Branca Universal, representa a alta hierarquia espiritual que assiste a nossa evolução e tem como missão, promover e monitorar o desenvolvimento espiritual em nosso planeta. Ela é parte integrante, de um grupo de inúmeras Fraternidades de Luz, espalhadas pelos Universos.  

A denominação “branca” refere-se não a raça mas, à aura (halo) de Luz branca que nos envolve. Fraternidade significa respeito às diferenças, através de colaboração, caridade, amor, compreensão, amizade e sinceridade. Branca, representa, limpidez, clareza, sinceridade, serviço desinteressado.  

Foi fundada em nosso planeta, à cerca de dezoito milhões de anos, quando a Terra passava pela época Lemuriana, momento em que ocorreu um grande evento cósmico, que resultou no desenvolvimento deste planeta e a encarnação física no mesmo, de Sanat Kumara, um importante Ser, vindo do Planeta Vênus, que assumiu o resgate espiritual de nosso planeta.  

O Ancião dos Dias como Sanat é denominado, desceu ao plano físico denso, para permanência temporária, até que a humanidade tivesse condição, por si mesma, de realização do seu Plano Divino, que é a total consciência de desenvolver seu crescimento ou iluminação individual.  

Juntamente com Sanat Kumara, veio um grupo de Seres muito evoluídos que corporificaram as forças da Luz, para formar pontos ou focos das forças planetárias e, assim, ajudar no plano de desenvolvimento pre-estabelecido, de autoconsciência de toda a vida.  

A Fraternidade Branca é composta por seres iluminados, que em sua maioria, viveram, sofreram, amaram, evoluíram na Terra e, que a história os conhece por Santos, Sábios e Iluminados. Muitos deles passaram por várias encarnações e sofreram todos os tipos de atribulações que nós também sofremos, mas conquistaram as suas maestrias e por isso são especialistas em assuntos relacionados à Terra e à nossa Humanidade.  

Eles aparecem em nossa História, nas grandes religiões da Terra, bem como nos bastidores das ordens iniciáticas, movimentos esotéricos e espiritualistas, escolas de sabedoria e de autoconhecimento do Oriente e do Ocidente. São a ponte entre as hierarquias espirituais mais elevadas e o plano da espiritualidade humana.  

Todo o esforço destes Seres na prática e conhecimento da Luz, elevaram-lhes à condição de Mestres da Luz ou simplesmente, como são chamados, Mestres Ascencionados ou Chohans.  

Seu grande diretor divino é chamado de Manu, ou Diretor da Sétima Raça, que está destinada dentre todos os países do Planeta, a encarnar na América do Sul durante a Era de Aquário.  

Assim, OS Mestres Ascencionados da Grande Fraternidade Branca são compostos de Seres evoluídos, Espíritos avançadíssimos, que, reunidos como uma fantástica Hierarquia Cósmica, protegem e orientam a nossa humanidade há milênios. 
 
ABRIL DE 2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

Percursos

Percursos


A breve explicação que aqui deixo, sobre quem é esse Ser, está, essencialmente, fundamentada na Doutrina Secreta de H.Blavatsky e nas estrofes do Livro de Dzian.
O Ser que designamos por Kwan-Yin, de acordo com as obras que referi foi  “Criada” --   antes do inicio da criação do Universo.


·        Nasceu do Fogo e da Água --- antes que esses elementos se transformassem na matéria que hoje conhecemos.


·        Esse Ser  -  se assim lhe podemos chamar – foi o Primeiro que


                    Emergiu da Mente Divina


Antes do início da criação do Universo.

QUEM É Kwan-Yin ou Kwan-Shi-Yin DEUS - DEUSA ????



QUEM É   Kwan-Yin   ou  Kwan-Shi-Yin

Deus – Deusa ou ????

 

O nome de Kwan-Yin é usado e venerado, através do mundo e das suas eras, por espiritualistas, esoteristas e muitas pessoas apenas sensíveis “ao fator sorte”, que adquirem a estatueta da referida deusa porque dá sorte.

Encontram-se net muitas referencias a pessoas que recebem mensagens dela ou têm visões; não comento porque segundo o que aprendi, os grandes Seres de Luz não podem perder tempo com essas coisas insignificantes.

Uns consideram-na uma Mestra, outros há que a consideram uma Deusa. Sempre gostei de procurar a Verdade em tudo o que diz respeito ao estudo do esoterismo. Por isso, após longa procurar encontrei provas para poder justificar quem é Kuan.Yin.

 
A breve explicação que aqui deixo, sobre quem é esse Ser, está, essencialmente, fundamentada na Doutrina Secreta de H.Blavatsky e nas estrofes do Livro de Dzian.

O Ser que designamos por Kwan-Yin, de acordo com as obras que referi foi  “Criada” --   antes do inicio da criação do Universo.

·        Nasceu do Fogo e da Água --- antes que esses elementos se transformassem na matéria que hoje conhecemos.

·        Esse Ser  -  se assim lhe podemos chamar – foi o Primeiro que

                    Emergiu da Mente Divina

Antes do início da criação do Universo.


A Doutrina Secreta ensina sobre Kwan-Yin, Ele é:

·        Aquele que foi -- o “Primeiro” a Aparecer na Renovação ou Manifestação do Ciclo das Eternidade

E será

o Último a chegar à Fonte, antes da Reabsorção de Tudo, ou seja, antes do fim do Ciclo.

 Para melhor entendimento explico:

Renovação ou manifestação    é o nome dado ao começo de uma das Sete Eternidades, referidas nas antigas escrituras indianas que lhe  dão o nome de

Dia de Bhrama
 

O final do “Dia de Bhrama”, chama-se: - Reabsorção ou Pralaya –

 Dão-lhe o nome de

Noite de Bhrama
O fim do Ciclo de Manifestação ou Renovação - caracteriza-se, segundo esses escritos, por a Mente Infinita Absorver em Si mesma TUDO o que existe.

Tudo fica escuro, nada existe a não ser a Infinita Mente Vivente ou Todo Infinito.

--------+++++++------- 

Tendo sido o “Primeiro” ou “Primogénito”  – compreende-se que Ele seja

O Logos 

Aquele Logos de que temos falado muitas vezes em nossos ensinamentos. 

O que é o Logos:     o Logos é o Verbo, que existia no Princípio. 

H. Blavatsky diz que os antigos sacerdotes afirmam que Ele é:

“Aquele” que despertou os Poderes Vivificadores da Natureza

que Ele é  ---  o ABSOLUTO manifestado -  que Ele é  -- "o Único".

Ele é e foi:

·        O Criador, o Formador ou Modelador

De Tudo o que existe.

As obras citadas afirmam que:

·        sem Ele, nada do que foi teria sido feito porque:

n’Ele estava a Vida e a Vida era a Luz do Homem.

·        Ele foi e é

o Alfa e o Ómega da Natureza manifestada. 

Os escritos afirmam que Aquele Ser, assume a forma que lhe apraz,
 
desde o Principio do Manvatara até ao seu término, ou seja, durante todo o “Dia de Bhrama”.
 

O Budismo chines chama-lhe o Grande Dragão da Sabedoria, que nasceu do Fogo e da Água  ---- e que ---- no Fogo e na Água tudo será reabsorvido com Ele.

Celebram o seu dia comemorativo, denominado “Sûtra Luminoso de Luz Durada”, no décimo-nono dia do segundo mês (do calendário deles), assim como celebram o dia comemorativo de Lord Maitreya, conhecido por  

O nosso Cristo Cósmico

No primeiro dia do primeiro mês (do calendário local). 

A respeito desses dois “Seres”, os escritos fazem grande enfase para que não nos esqueçamos de que:

os Dois são  -- não obstante – UM só.
 

Todos os antigos escritos afirmam de que Lord Maitreya   aparecerá, no começo da Sétima Raça – como – Maitreya Budha

                            e será o último dos Avatares e dos Budhas.

Esta é uma expectativa universal.

Os escritos afirmam categoricamente que Ele não virá durante a idade de Kali Yuga, que é a presente época.

A época de escuridão que estamos vivendo, uma época terrivelmente materialista em todos os sentidos, especialmente na parte espiritual.
Eles, os autores das escrituras, preconizaram a época de Kali Yuga como a Idade Negra.

 Devido a tudo o que aqui está explicado, compreende-se que o verdadeiro culto à Divindade seja um culto de ritual esotérico, baseado em magia branca.

Os Mantras são retirados de Livros Especiais, que se mantêm em segredo, guardados por zeladores desconhecidos, que vão passando de geração em geração, em sigilo absoluto.

Os Mantras quando pronunciados corretamente, ou emitidos em cânticos ancestrais, produzem efeitos imediatos.

 Para terminar falta acrescentar mais um dos nomes:

kuanYin é:

                        AvaloKiteshvara

Ambos são …formas… do Sétimo Princípio Universal  no sentido metafisico “mais elevado”---- por isso, esta Divindade é também

a agregação de todos os Espíritos Planetários

dos – Dhyân-Chohans
Esse  Ser foi o Ser:

“ Manifestado por Si Mesmo”

numa palavra Ele foi e é

a)   O Filho do Pai --- “coroado por sete dragões

b)  o Salvador universal de todo os seres vivos 

 

É chamada a nossa atenção para o seguinte:

         O nome que consta no volume arcaico das Estrofes de Dzian é inteiramente diferente, mas,  acrescentam:

                                      Kuan Yin é um nome equivalente perfeito.

 

MariaHelena Guerra

Sabedoria viva

18 de março de 2014