sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O QUE SABEMOS SOBRE OS ANCIÃES DOS DIAS

O QUE SABEMOS SOBRE OS ANCIÃES DOS DIAS
De acordo com as antigas escrituras e com o ensino de nossos Instrutores, falar ou escrever acerca das Entidades que conhecemos sob o nome de Anciões dos Dias é falar ou escrever sobre os Sete Super-universos, porque estes Seres extraordinários não se aproximam dos universos conhecidos por nós, Eles estão muito ALÉM…..
Suas tarefas são desempenhadas a níveis muito elevados e em dimensões muito para lá do nosso conhecimento. São mundos situados em Super-universos que nós, almas encarnadas em corpos humanos, sujeitas a conhecimentos condicionados pelo  véu do esquecimento, não conseguimos ter a mais pequena percepção.
O que sabemos sobre estas Entidades, foi-nos revelado por alguns dos nossos Irmãos humanos que percorreram Todo o Caminho ou SENDA, em sua peregrinação terrena, graduando-se nos mundos de educação e aperfeiçoamento que existem em torno do nosso universo.
Ao terminarem os mais altos graus de aperfeiçoamento terrestre, nossos irmãos partiram para as Escolas de Aperfeiçoamento existentes nas várias dimensões. Terminada essa aprendizagem, os nossos iguais,… mortais…agora já imortais em suas peregrinações…  avançaram para as altas esferas educacionais existentes nos chamados “super-universos”, onde progrediram no seu desenvolvimento espiritual, até ao ponto de se tornarem capacitados de reconhecer e comunicar-se com diversos altos governantes espirituais e diretores altamente evoluídos, entre os quais se encontram os Anciães dos Dias.
Tirando as poucas alusões que estes irmãos nos deixaram, mais uma busca exaustiva como a que fiz através da net, apenas encontramos referencia a um ser denominado Ancião dos Dias, pessoa singular e individual. Há apontamentos que dizem ter existido um Rei que se sentou no reino do Altíssimo; há os que afirmam que será a Entidade do Juizo Final; outros escritos identificam esta Entidade como sendo Jesus Cristo; no Apocalipse identificam-no como o “Filho de Deus”, o Alfa e o Omega..etc; na visão de Daniel é indicado como o “Venerável Ancião, o Deus”; há, ainda, quem afirme que é a Entidade Sanata Kumara.
Tirando estas alusões, que nada têm a ver com as Entidades a que denominamos Anciães dos Dias, por enquanto, pouco mais  deve existir sobre Eles do que, o que aqui, fica escrito.
Por informações dos irmãos, acima referidos, ficamos a saber que as Entidades que conhecemos sob o nome de Anciães dos Dias são, em sua aparência, basicamente semelhantes entre si.
Possuem individualidade e têm personalidade distinta, mas a diferenciação entre Eles é algo imperceptível. Para melhor se compreender, devemos fazer uma comparação com as Entidades mais próximas deles, que conhecemos sob as seguintes denominações, as quais são os Sete Espiritos, ou Sete Kumaras ou  Sete Espiritos Mestres, etc. que foram as primeiras criações do alvorecer do Dia de Brahma, de uma das Sete Eternidades existentes, como afirmam as antigas escrituras Indianas.
Hoje, quase todos sabemos que há um Plano cósmico de evolução em andamento, no qual as raças têm representado a sua função nos degraus da evolução.
As energias que têm chegado à Terra, provindas desses longínquos superuniversos, assim como a revelação da Lei Divina e muito mais, têm sido trazidas até nós por esses nossos irmãos e  pelos Adeptos e Avatares.
Dizem-nos que os Anciães dos Dias existem em número de Vinte e Um e que Eles são os Primeiros que se encontram registados nos Anais dos Registos dedicados às Entidades cooperantes existentes nos superuniversos, por isso, Eles foram os Primeiros do Primeiro Universo dos Superuniversos.
Investigações psíquicas efetuadas nos Registos Akashicos comprovam o que acima foi  indicado, dizendo que os primeiros nomes ali existentes, referentes as Entidades do Primeiro Universo, são os nomes dos Vinte e Um Anciães dos dias. 
Eles governam administrativamente os Sete Superuniversos, assegurando a harmonia do Todo, tendo em conta as variedades criativas adjacentes. Cada Esfera de governação é administrada por Três destas Entidades.
Falam-nos da existência de Sete Superuniversos e de terem sido criadas Vinte e Uma destas Entidades… o que confirma a existência de uma administração de Três Entidades por cada Esfera de Governo.
No trabalho da administração são coadjuvados por algumas Entidades denominadas “Perfeições dos Dias”, que desempenham funções como seus “vice-regentes”.
É afirmado que os Anciães dos Dias são poderosas Entidades entre os governantes diretos das criações “espaço-Tempo” infinito. São governantes perfeitos…sem duvida que o são,….. pois Eles são divinizados por criação. Apesar disso, afirmam-nos que  são Entidades ainda em evolução e aperfeiçoamento do seu saber e poder, a fim de alcançarem cargos ainda mais elevados e de maior conhecimento.
É dito que estes Seres nunca saem ou se ausentam dos seus mundos de residência, por não terem necessidade disso, visto que esses mundos são os “pontos focais” do superuniverso.
Esta afirmação faz-me lembrar a leitura que fiz de algumas “mensagens”, supostamente canalizadas pelos Anciães dos Dias. Na verdade, porque quereriam tais Entidades, tão altamente divinizadas, desempenhando missões tão elevadamente responsáveis e que nunca saem dos seus mundos, se acercarem aqui da Terra, que nem sequer está dentro dos seus planos de trabalho, nem das suas esferas de administração, para distinguirem um “um humano” qualquer, com uma mensagem cheia de frases floridas e amorosas, mas que no seu todo não tem qualquer sentido altamente significativo?Esqueçamos a observação e continuemos.
Os Anciães dos Dias, são Seres que estão Trinitarizados, isto quer dizer que são “Seres enlaçados pela Trindade”. Por isso, o seu caráter é idêntico à “natureza da Trindade”, isto é assim, devido à sua essência de fusionamento com o FILHO ou com O ESPIRITO.
Eles são administradores amadurecidos, reconhecidos em seus setores de governação, preparando-se para cargos ainda mais responsáveis.
A continua preparação destes tão elevados Seres nos seus superuniversos, deverá ser para nós um incentivo, aqui neste distante universo, num pequeno planeta, onde estamos evoluindo há milhões de anos, seguindo  uma linha ou Caminho de elevação e Evolução designada para esta humanidade, progredindo em seu desenvolvimento espiritual até ao ponto de ser capaz de reconhecer e comunicar com altos governantes espirituais, diretores de reinos avançados, incluindo os Anciães dos Dias.
Afinal, Eles tal como nós, estão sujeitos ao aprendizado de uma Sabedoria, Originalidade e Iniciativa de uma Individualidade Coletiva que carateriza os decretos e ditames do Ser Supremo, que está trabalhando junto à Fonte no Plano evolutivo das perspectivas finais para a humanidade, e a coloca ante as suas maiores possibilidades de realização.
Este Plano prevê, na sequência da evolução humana, que a nova raça-raiz almeje e alcance a quarta iniciação, relacionada ao centro do coração, reunindo conquistas como a iluminação verdadeira, base da perfeição.
Outubro 2011-10-20
Pesquisado, escrito e comentado
Por Maria Helena Guerra
Publicado no GRUPO CAMINHO DE RETORNO
Em Sabedoria viva






segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O HOMEM PERFEITO


O HOMEM PERFEITO

A imagem dos Mestres, que são os Irmãos mais velhos da humanidade, sempre produzem emoção á alma humana quando se fala n’Eles. Certamente devido a sabermos que Eles foram como nós e que hoje são Seres notáveis, “Homens Perfeitos”. Nos últimos tempos apenas temos noticias d’Eles através dos escritos que deixaram e dos ensinamentos que transmitiram aos seus discípulos. Contudo, muitos de nós mantemos a esperança de que um dia possamos encontrar evidencias de alguns desses Seres extraordinários se encontrarem entre nós.

O HOMEM PREFEITO

Todos os que se dedicam ao estudo e à pratica da filosofia esotérica sabem que a evolução espiritual é feita à custa de grandes esforços, grandes sacrifícios, grandes padecimentos, vencidos por uma vontade de ferro e um desejo luminoso de alcançar a Casa do Pai. De encarnação em encarnação, de aprendizagem em aprendizagem, de prática em prática, o homem vem caminhando há milhares de anos.
E assim continuará até ao Dia em que nada mais terá de realizar aqui na Terra, …… o Dia em que se tornou Perfeito.
o dia em que :
a luta entre o Espirito e a Matéria terminou, ……com a vitória do Espirito.
então:
o Espirito ergue-se como senhor da matéria, como dono da vida e da morte;
nesse tempo:
o Espirito, … em sua evolução super-humana, … deixa de ser o homem e transforma-se em super-homem …. o Homem Perfeito.

Quando o homem atinge este estado, as grandes religiões dão vários nomes a esse Homem; chamam-no de Mitra, Krishna, Buda ou Cristo, nomes que apenas simbolizam a perfeição alcançada, mas o
Homem Perfeito nesta fase não pertence a nenhuma religião ou credo ou família humana; Ele passa a pertencer a Tudo e a Todos porque esse é o mais alto e nobre ideal da perfeição.

Por exemplo, o nome de Cristo, quando atribuído ao Homem Perfeito dos cristãos, designa “um estado” e não o nome de um homem; designa a conotação de cada homem perfeito. É por isso, que nós, filhos da humanidade, devemos erguer os olhos e o coração em contemplação renovada para “as Montanhas”, onde residem os Homens Perfeitos da nossa Raça.
E não esquecermos que:
o que nós somos……Eles já foram…. o que são….. nós seremos!

Todos os filhos do homem podem fazer, o que o Filho do Homem já fez. Eles são a garantia do nosso sucesso.
O desenvolvimento de semelhante divindade em nós é, apenas, uma questão de evolução.
O nascimento de “Cristo” no coração do homem está expresso em muitos escritos do passado. Para alcançar este grau, o homem passará, em cada encarnação, por períodos de luz e escuridão, de felicidade e de agonia, de companheirismo e de abandono e de tudo o mais que defronta o homem no Caminho Iniciático.
É através da pratica constante, da aprendizagem gradual, de saber ver e compreender a consciência dos outros, isto é, … saber “ver” dentro de cada um, … a “alma e a mente” que ele é, … e não o ser humano regido por “um cérebro fisico”. Essa alma e essa mente podem estar ainda adormecidas …. Mas estão lá… dentro do veiculo que é o seu “corpo de manifestação”…. “o corpo físico”.
Esse mesmo trabalho deve ser feito dentro de cada um de nós; ou seja, devemos centrar-nos em nossa própria consciência ou mente, que é a “vida” que existe dentro de nós e não na “forma” que a contém… “o corpo físico”.

Tudo isso deve ser tido em consideração no processo de evolução porque o homem é inimigo de si mesmo e sendo um pensador é fraco perante os seus próprios inimigos, que são os seus desejos internos.
Deve utilizar o poder da vontade desenvolvida contra eles, chamando em sua ajuda as forças superiores para limpar a escória dos desejos e vontades; educá-los e eliminá-los segundo a razão. E se mesmo assim não lhe for possível dominar os próprios impulsos, pode, entretanto, elevar a sua alma para não ser enlameada nem devorada por eles.

Dizem os Instrutores, que no corpo físico habitam “três homens”:
Um que não obedeceu, e por isso foi ferido e aprisionado por seus vícios;
Um segundo que obedeceu e como recompensa reinou sobre o seu mundo;
Um terceiro que ás vezes obedece e outras desobedece:…. Este feriu os semelhantes e por isso foi ferido; algumas vezes venceu mas na maioria foi vencido por outros;….este, segundo os seus esforços, … alcançará a conquista … ou … será derrotado.

Estes três homens também podem ser designados por três forças inimigas e contrárias:
A imaginação, a cólera, e o desejo.
São três inimigos, que são necessários no percurso da vida, sem eles não poderíamos “viajar”.

A imaginação vai adiante do homem, é um mensageiro, é um guia para o dirigir e defender; mas ela é tão ignorante, que muitas vezes mistura a mentira com a verdade e converte a injustiça em rectidão.
A cólera vive na sua mão direita para defender o homem, no entanto, sempre ataca e maltrata, ás vezes, os próprios amigos. Nem conselho, nem doçura conseguem aliviar e apagar o seu fogo; é como um carro sem freio que mata os que se atravessam no seu caminho e o seu condutor está exposto a se despedaçar.
O desejo ou paixão está na mão esquerda; serve-se de forças impuras e desapropriadas. Como força em trabalho fornece o alimento e a bebida, mas muitas vezes o faz de forma suja e rasteira.

E como afirmam alguns escritos antigos: O homem está obrigado a combinar e a ser acompanhado por estas três forças até chegar a uma terra Santa iluminada pela luz, onde o lobo e a ovelha vivem juntos, em harmonia e paz.

Estas são duas trindades, mas ainda é nomeada uma terceira, aquela que pode ajudar o homem.
No intimo do homem existem mais três formas de manifestação:
Pensamento… Vontade … Ação.
o Pensamento é um reflexo interno, onde mora o Conhecimento; esse Conhecimento pode ser a salvação pela correção do que está mal.
a Vontade é a concentração Interna, pode ser a raiz dos bons desejos.
a Ação é a expressão externa, é a Energia que põe em prática o Conhecimento acompanhado da Vontade para uma vida perfeita.

Estes são os três aspetos de Deus manifestados no homem, e são o equivalente a:
Pai…o Poder do Pensamento;
Filho o Saber e a Vontade;
Espirito Santo é a ação que põe em prática as duas primeiras.

O homem é um Microcosmos, nele existe tudo o que existe no Macrocosmos.
O rei interno do nosso Microcosmo é o Deus Intimo, de quem não falamos por estar muito alem da nossa concepção, mas acreditamos n’Ele devido ás suas manifestações.
De Si mesmo chamou á existência este poderoso sistema Solar; nós estamos n’Ele e somos fragmentos em evolução da sua vida, somos Centelhas de Seu Fogo divino; d’Ele todos procedemos e a Ele todos retornaremos, após nos tornarmos Homens Perfeitos.

Deixemos que nossa mente receba a influencia do nosso reino interno, que nos convida á quietude e á concentração, ao Conhecimento e à Sabedoria.

Texto preparado e comentado por
MariaHelena Guerra
Grupo Caminho de Retorno
sabedoriaviva
5 de Janeiro de 2012