domingo, 25 de agosto de 2013

A VOZ DO SILENCIO na Meditação Raja Yoga


 
Pintura esotérica de MariaHelena Guerra


A VOZ DO SILENCIO na Meditação Raja Yoga

 A parte mais importante para alcançar a Iluminação é através do Silencio Interior, por isso, devemos aprender o mais que for possível acerca da Voz do Silencio.
Começo deixando aqui algumas palavras do yogue Ramacharaca,  Instrutor de Filosofia Yoga.
Citação
Que esta grande alegria da Iluminação seja vossa, queridos estudantes. E toda vossa será em seu tempo oportuno. Quando ela chegar, não vos alarmeis…não vos alarmeis quando vos abandonar,… não lamenteis a sua perda ----- ela voltará novamente.
Vivei elevando-vos, inclinando-vos sempre para o vosso Eu Real, tornai-vos acessíveis à sua influencia. Estai sempre prontos a escutar a Voz do Silencio, prontos sempre a responder ao Toque da Mão Invisivel.
Nunca temais porque convosco tendes sempre o Ser Real que é uma chispa da Chama Divina e que será como uma lâmpada que ilumina o Caminho a vossos pés.
Fim de citação
Este esclarecimento  merece um comentário e fá-lo-ei através do conhecimento que nos dá o pequeno/grande livro…Luz no Caminho.
Ali se encontra a Iluminação comparada a uma flor.
Segundo este livro a Iluminação funciona como o desabrochar de uma flor durante a continuação da “tempestade”, onde a batalha se trava. Enquanto durar esse combate (tempestade/planta) a planta arranjará forças para crescer e desenvolver-se-á lançando ramos e folhas, formará botões, que se irão abrindo até à sua floração máxima.
Quer isto dizer que cada um de nós deverá lutar afincadamente durante as “tempestades da vida”, arranjando Forças e Vontade para vencer cada uma das” batalhas” que, nos surgem na vida e irmos, pouco a pouco, lançando os nossos ramos e folhas, formando os nossos botões para que se abram como uma flor, que é o recebimento do Eu Superior resplandecente de Luz Divina, ---a Iluminação.
No entanto, lá, como em todos os ensinamentos, está sempre bem claro que só conseguiremos isso depois da “flor atingir a sua máxima floração”. O que significa que toda a nossa personalidade, o nosso eu inferior,  deve ser dissolvido.
A Iluminação, como Flor de Luz Divina, não pode ser usada pelo homem como um mero instrumento de experiencia  ou uso não recomendado. Por isso, nenhum de nós pode aspirar à Iluminação Total enquanto a natureza da personalidade ou eu inferir não estiver vencido e subjugado ao Eu Superior,…. enquanto não aprendermos a viver como alma/Espirito e não como ser humano.
Esta “personalidade” a que a filosofia yoga se refere é a parte inferior da alma… os seus princípios inferiores… que deveremos colocar ao serviço dos Princípios Superiores, só então a Iluminação ocorre,… quando os Principios Superiores predominam.
Sendo assim:
----Enquanto permitirmos que a nossa parte inferior governe e domine os nossos actos diários não teremos acesso definitivo à Luz Divina.
----A consciência do Eu Sou é o Botão da flor. Temos de trabalhar para alcançar isto porque quando o conseguirmos:
a)    Uma calma jamais sentida se difundirá sobre o vosso espírito fatigado e no silencio de vossa alma ocorrerá o misterioso sucesso que provará se encontrarem no Caminho.

Já vos falei do que é este misterioso sucesso e do que se sente, a fim de o poderem reconhecer quando ele chegar a vós, mas nunca será demais repetir.

Nessa ocasião podereis descrever esse “misterioso sucesso” como desejarem.

b)    Na minha maneira de ser, manifestou-se assim:

·       Uma voz que fala, onde não há ninguém que fale;

·       Um mensageiro que chega, mas é um mensageiro sem forma e sem  substancia ou antes---- é a flor da alma que se abre.

Não há palavras nem metáforas que o descrevam.

·       Deve procurar-se e desejar fortemente, mesmo no meio de fortes tempestades na vida;

·       pode pressentir-se a sua chegada;

·       O sucesso deixa em nós uma grande Força.

Esta iluminação é Parcial e Temporária em cada um de nós…… mas é permanente naqueles que hoje são nossos Mestres. Outrora Eles foram como nós na escala para a espiritualidade…. Futuramente nós seremos como Eles.

Os raios da Iluminação chegam a cada um de nós na mesma proporção da nossa evolução e progressão espiritual.
Sobre a nossa progressão apreciem as palavras de um antigo Mestre Instrutor para os seus alunos:
Citação
Sabe - ó discípulo! Que Aqueles que passaram pelo Silencio, sentiram a sua paz e retiveram a sua força, anseiam que passes tu também por ele (ele=silencio). Assim, pois, ó discípulo, quando fores capaz de entrar no Templo do Saber encontrarás sempre o teu Mestre.
Fim de citação.
Estas palavras contêm uma promessa maravilhosa, é uma verdade oculta em forma de promessa. Esta promessa tem animado os estudantes/peregrinos no Caminho e revigorado os seus esforços, dando-lhes coragem e vontade.
Como incentivo, recordo as palavras sábias do nosso Mestre:
“Quem tem a Chave, pode abrir muitas portas do Templo do Saber  e ver do limiar as maravilhas ali contidas….ainda que não tenha o privilégio de entrar.
Procurai a luz, e ela virá….mas sê digno de sua vinda.
Continuando reparem:
Os que pedem obterão.
No entanto:
Ainda que o” homem ordinário”… peça continuamente, “não será ouvido”!
Porquê?
Porque ele só pede com a mente. E a voz da mente… “só é ouvida”…na esfera onde ela age.
A mente do eu inferior pode reconhecer a verdade …. Mas não consegue transmiti-la ao Espirito.
E o Mestre ainda diz:
Ler no sentido oculto é ler com os olhos do espírito.

PEDIR….é sentir a fome interna….e o desejo da aspiração espiritual.
Isto quer dizer:
Ser capaz de ler significa termos obtido a capacidade e o poder de aprender para satisfazer “essa fome interna”, através do anseio de progredir no Conhecimento e Sabedoria.
É quando nos entregamos de alma e coração à Senda espiritual, …então somos aceites, reconhecidos e ajudados, porque acendemos a nossa lâmpada e esta não mais ficará oculta.

Então a Paz mora em nós, o Silencio mora em nós, …e o Caminho é uma espiral que vamos subindo sempre mais alto, mas, não esqueçais que:…em cada volta da espiral…passamos “pouco acima” do lugar que passámos pouco antes. 

Então deixem que vos recomende:
Não deixeis nunca a chama interna extinguir-se. Tratai dela como chama sagrada que é.  Alimentai-a com puro Amor. 

Luz, paz e Amor.
Lição preparada por
Maria helena Guerra
Sabedoriaviva,
grupo CURSO LIVRE DE MEDITAÇÃO RAJA YOGA

 

 

 

sábado, 17 de agosto de 2013

A MAGIA ELEMENTAL DAS LARANJEIRAS



A MAGIA ELEMENTAL DAS LARANJEIRAS

RETIRADO DO GRUPO

PROTEÇÃO PSIQUICA

Da rede sabedoriaviva


 
Porque motivo a magia das laranjeiras está muito ligada á das romãzeiras, depois de ensinar o ritual das romãzeiras, pareceu-me bem fazer referência,  de seguida, ás laranjeiras.
 

O Departamento Elemental das Laranjeiras (Citrus aurantium)  tem algo muito interessante em relação á chefia por parte de suas hierarquias porque:

 

1.     As hierarquias que governam o departamento elemental das laranjeiras são as mesmas que governam todos os movimentos económicos e monetários do homem. Contudo, todos os conflitos que a moeda gera, podem ser resolvidos através da magia elemental da romãzeira.

 
a)    Assim, todos os problemas económicos do mundo que  só podem ser resolvidos através da força do amor, são resolvidos  com a magia elemental das romãzeiras.

b)    Todos os desentendimentos dos homens que se resolvem com o amor, usam  a força elemental das romãzeiras.

     c)     Os ódios egoístas que desaparecem com o amor,  é conseguido pela magia elemental das romãzeiras.

 É por isso que dizemos, que quando os elementais das laranjeiras nos mantêm submetidos a provas, sempre podemos sair triunfantes se usarmos a magia elemental das romãzeiras.

Porquê este conflito?

Porque as laranjeiras estão intimamente relacionadas com a moeda e a moeda gera conflitos de todo tipo.

As populações elementais das romãzeiras dão-nos apoio e amor; enquanto as  populações elementais dos laranjais, que  estão intimamente relacionados com os problemas económicos da humanidade, nos dão problemas e conflitos.

Talvez fosse interessante, perguntar – porquê?

A resposta é obvia. Quem na realidade gera os conflitos? … O homem com o seu egoísmo monetário ou os elementais que apenas cumprem a sua tarefa por estarem intimamente relacionadas com a moeda?

As vastas populações de elementais dos laranjais vivem sob o governo e o domínio dos devas que distribuem as sementes de tudo o que existe no planeta.

Estes devas elementais governam também a semente do género humano e a semente das espécies animais.

Como  é que os devotos da sabedoria entendem  porque motivo as hierarquias elementais dos laranjais têm poder de distribuir a economia do mundo.

Porque esses devas trabalham de acordo e sob a direção das leis do carma.

Dizem os antigos ensinamentos que antes do dinheiro existir sobre a terra, já eles governavam a economia mundial; mas mesmo que o dinheiro deixe de existir, eles seguirão como sempre, controlando e distribuindo a economia mundial de acordo com a lei do carma.

Este ensino, diz ainda que a moeda foi criada pelos Senhores do Carma para que durante  estes tempos, servisse de instrumento cármico para punir ou recompensar os homens.

Dizem-nos que quando entramos no templo do anjo que governa essas populações elementais das laranjeiras, vemos meninos vestidos com túnicas de diversas cores.

Tais crianças estudam em seus livros sagrados e são instruídas pelo anjo que as governas.

O mantram dos elementais das laranjeiras é:

 A KUMO.

E o ritual é o mesmo das romãzeiras.

 
Composto e comentado por

MariaHelena Guerra

Sabedoriaviva