sábado, 19 de janeiro de 2013

A EXISTENCIA DOS MESTRES ENTRE NÓS



A EXISTÊNCIA DOS MESTRES ENTRE NÓS

De acordo com as palavras de Leadbeater, discípulo de Helena Blavatsky, quando ele fala da existência dos Mestres entre nós, um dos factos que mais realça é a evolução desses seres, que viveram como homens entre nós, aqui na Terra. Eles foram evoluindo através de um constante aperfeiçoamento até atingirem o “grau” de “Homem Perfeito”.

Toda a sua exposição sobre este assunto tem a finalidade de nos mostrar que qualquer um de nós pode seguir o mesmo Caminho até alcançar a essa Perfeição.

Olhando ao nosso redor, vemos que existem homens em todos os graus de evolução; uns muito mais atrasados do que outros, em seu desenvolvimento, e outros que, em muitos aspetos evidenciam estar mais ou muito mais adiantados do que nós. 
LEADBEATER demonstrou, através da sua escrita e dos seus ensinamentos, a verdade da existência de Mestres vivendo entre nós; Mestres que foram seus  contemporâneos. Hoje, felizmente, podemos dizer que um grande número de pessoas acredita na vivência desses Mestres entre nós.
Infelizmente, em muitos casos, devido à falta de preparação das pessoas, falsos mestres são tomados por verdadeiros.

Como se pode saber que são falsos Mestres?
É muito fácil!

Os verdadeiros Mestres não se exibem! São pessoas simples, são cidadãos comuns que…. Apenas se distinguem pelo….. Amor que deles emana!

Mas, nós andamos tão atarefados com a vida e os afazeres que não nos resta tempo para verificar se alguém que passa por nós…. Está ou não emanando Amor!

Esses Mestres foram homens que constantemente se foram aperfeiçoando no decurso de uma longa série de eras e de vidas sucessivas em direção a uma determinada. Alguns, seguramente atingiram esse limite; e no processo evolutivo conseguiram atualizar os “sentidos” superiores latentes no homem;-- algo que no futuro todo o humano alcançará.

 O desenvolvimento desses sentidos, leva-nos a subir a escada da evolução, estendida acima e abaixo de nós, e nessa escada existe uma quantidade de seres humanos que se encontram distribuídos por todos os seus degraus.

Leadbeater assegura que são numerosos os testemunhos que afirmam diretamente a existência de “homens perfeitos” a quem chamamos Mestres e que o primeiro passo que precisamos dar, é adquirir a certeza da existência de tais Seres; confirmando qual a classe a que pertencem aqueles “com os quais nos temos posto em contacto”.

Há vasta literatura sobre os anais históricos de cada nação que relatam as façanhas de génios em todos os campos da atividade humana. Foram homens que em sua linha especial de ação e habilidade superaram todos os outros, até ao ponto de muitas vezes os seus ideais estarem muito além da compreensão do povo da época, de modo que não só a sua obra se perdeu para a humanidade, como nem sequer conservaram seus nomes.
 
Tem-se dito que a história de uma nação poderia resumir-se às biografias de uns tantos indivíduos, que são “minorias seletas” e iniciam os progressos da arte, música, literatura, ciência, filosofia, filantropia, política e religião.

De facto, eles se sobressaem de formas diferentes, ás vezes no amor a Deus e ao próximo, como os insignes santos e filantropos; outras vezes, no conhecimento do homem e da natureza, como os eminentes filósofos, sábios e cientistas; outras em seus trabalhos beneficentes para a humanidade, como os grandes libertadores e reformadores.

O Teosofista Leadbearter diz que esta forma de apreciação é confirmada da seguinte maneira:

Citação:

“Ao contemplar tais homens e ao considerar quão alto se acham em relação ao nível comum da humanidade, e quão adiantados estão na evolução humana, não é lógico inferir que não podemos determinar os limites das possibilidades humanas e que é concebível que hajam existido e que ainda agora existam homens muito mais adiantados que aqueles, de magna espiritualidade, conhecimento e aptidão artística; --homens completos-- quanto a perfeições humanas, -- homens precisamente como os Adeptos, -- que alguns de nós tiveram o inestimável benefício de encontrar?

A riqueza e a beleza da história da existência destes excelsos “Seres” que são os precursores dos demais homens; que são como faróis que iluminam o caminho a seguir, para quem deseja alcançar a glória que muito logo nos será revelada.

Faz muito tempo, aceitámos a doutrina da evolução das formas, nas quais mora a Vida Divina. Agora complementamos a muito mais elevada ideia da evolução da própria Vida, o que nos demonstra que a razão do admirável desenvolvimento de formas cada vez mais superiores é que a sempre crescente Vida interior, a alma, as necessita para instrumento de sua expressão exterior, o corpo.

Fim de citação.

 Tudo isto pode acontecer porque:

 As formas (corpos físicos) nascem e morrem; -- crescem,- decaem --e se extinguem,

mas a Alma vai-se desenvolvendo eternamente. A Alma habita e se manifesta através dessas formas, que são os corpos físicos.

A Alma anima as formas ou veículos e progride através da experiência adquirida, encarnação após encarnação, descartando-se dessas formas desgastadas, através das quais se manifesta materialmente. Isto é: Quando uma forma prestou o seu serviço e está desgastada, ela é abandonada e outra melhor toma o seu lugar (através da reencarnação).

Por detrás da evolução da forma, brota sempre a Vida Eterna, que é a Vida Divina penetrando toda a natureza, e esta nada mais é do que a envoltura multicor construída pelo próprio Deus.

DEUS vive na beleza das flores, na robustez da árvore, na agilidade e graça do animal, e no coração e alma do homem.

A vontade de Deus é a “Evolução de toda vida”. Por isso, se progride e ascende; tornando-se o facto mais natural do mundo a existência de “Homens Perfeitos” (Mestres Ascensos e não Ascensos) na extremidade desta linha de sempre crescente poder, sabedoria e amor, em que segue a evolução do homem.

Leadbeater termina a sua demonstração da existência dos Mestres da seguinte maneira:

Citação:

“Mesmo além dali, donde não chega nossa visão nem compreensão, dilata-se uma perspetiva ainda mais resplandecente, da qual mais adiante teremos alguma percepção.

A consequência lógica de tudo isto é que existem Homens Perfeitos (Mestres Ascensos e não Ascensos), e que não faltam indícios da existência em toda a época de tais Homens; que, ao invés de abandonar o mundo inteiramente para viver nos reinos super-humanos ou divinos, têm permanecido em contato com a humanidade, movidos pelo seu amor por ela, para auxiliá-la em sua evolução de beleza, amor e verdade; e ajudar o cultivo do Homem Perfeito, tal como o botânico amante das plantas goza na produção de uma perfeita laranja ou perfeita rosa.

Composto e comentado por
MariaHelena Guerra
SabedoriaViva