sábado, 19 de novembro de 2011

O CONHECIMENTO CÓSMICO, O SILENCIO E O “EU SOU” LIÇÃO Nº 15



O CONHECIMENTO CÓSMICO, O SILENCIO E O “EU SOU”
LIÇÃO Nº 15
CURSO GRATUITO DE MEDITAÇÃO RAJA YOGA

Estes são os três atributos necessários para se obter a Iluminação.
Praticando a meditação, precedida do mantra “Eu Sou”, o praticante atinge o silencio interior. Este silencio o levará ao Conhecimento Cósmico.

O estado obtido fornece ao estudioso um semblante “quieto e simpático”, estimulado por uma calma manifestação de poder, que fornece a exteriorização de uma luz e calor especiais, que é a característica transmitida a todos aqueles com quem os estudantes entrarem em contacto.

Por isso, queridos amigos e estudantes, vós sereis envolvidos por uma aura mental de força e sensação de poder,….. que vos causará uma sensação de felicidade indescritível.
Esta força e este poder especiais tornar-vos-á capazes de afastar o medo, que muitos de vós sentem na vida física e espiritual; ireis conseguir olhar calmamente nos olhos de qualquer pessoa, que reconhecerá, que sois uma alma eterna e que nada de mal vos podem fazer porque estais protegidos.
Isto fará desenvolver, em cada um de vós, um grau de consciência que vos elevará acima dos cuidados materiais, acima de todos os medos, do ódio, da aflição, dos baixos estados mentais e, então, ireis sentir que sois alma/espírito e não ser humano.

Daqui por diante, ireis exercer uma “influencia auxiliadora e positiva”, em todos os que contatarem convosco.
A aura que passareis a possuir, e que circundará os vossos corpos, estender-se-á e englobará nela as pessoas que de vós se aproximarem. Essas pessoas sentirão que sois dignos de confiança e de respeito.
Esta modificação será acompanhada pelo crescente sentimento de imortalidade, que se expandirá gradualmente, à medida que vossa alma se desenvolve.

Nota
Devereis ter presente não ser conveniente passar demasiado tempo nas regiões superiores. É indispensável olhar e tratar do corpo físico porque é o Santuáio onde vive a alma, a alma que contacta com o Espírito.



A Yoga ensina e recomenda:
Vivei, crescei, desenvolvei-vos vivendo a vossa própria vida, fazendo o melhor que podeis e sede Bondosos porque a vida também é uma lição.




O grau de consciência do nosso “Eu Sou” está muito acima da consciência comum da raça humana. No entanto, o grau de consciência”Eu Sou” não passa de um “preliminar” ou “preparação” para atingir o “Conhecimento Cósmico”, que aguarda o desenvolvimento da alma.

Este “Conhecimento Cósmico” é a flor pefeita que um dia se irá abrir durante o “silencio” da vossa meditação.
A este “conhecimento” também se chama ….”Luz no Caminho”.
Este “Conhecimento” é aquilo que chega a qualquer um, juntamente com a  “Iluminação”.
Esta Iluminação ou “conhecimento cósmico”, é julgado por muitos, ser uma “dádiva particular” de alguma Divindade determinada ou prática de Fé, mas na verdade, …este “Conhecimento” é independente de todos os credos ou concepções particulares….. o “Conhecimento Cósmico” ou “Iluminação”é uma parte da DIVINA HERANÇA do género humano.

DEFINIÇÃO DE CONHECIMENTO CÓSMICO
O “Conhecimento Cósmico” pode ser definido como o o verdadeiro “Conhecimento da Unidade”….ou seja… Conhecimento de Tudo e sua ligação em  “Um”.

Por exemplo, os hindus explicam que “os átomos de luz”, quando se incorporam na composição dos “Raios”, realizam por um momento a sua ligação com o “Sol Central”; assim como uma “gota” no oceano realiza por um momento a sua relação com o “Oceano do Espirito.

O ocultismo ou esoterismo chama este Conhecimento de “Realização”.

O acesso a este “Conhecimento” é o  acesso ao degrau de Realização.
Este acesso é conseguido através da meditação, preparada pela verbalização do mantra “Eu Sou” e da mente mantida em “Silencio” interior.

Por vezes, antes do tempo pré-determinado, o “Espírito” dá uma prova do que este “Conhecimento” nos irá proporcionar.
É como uma espécie de sinal, uma breve experiencia, para encorajar o praticante e para que ele fique ciente do que poderá alcançar.

Por isso, em vossas práticas, em dado momento, podereis experimentar uma intensa alegria e uma emoção acima, muito acima, do maior prazer que jamais tereis sentido.
Podereis ter a certeza de qual é a sensação da “Alegria Absoluta”. Este sentimento e emoção acompanhar-vos-á para todo o sempre… porque é inesquecível. E o reflexo da Luz desta alegria persistirá diariamente em vossa alma.
Quem passar por esta experiencia passará a ser mais alegre e mais feliz, porque dentro de cada um de vós brilhará a luz, onde a vossa alma irá beber quando tiver sede.

É certo que como “experiencia” que é, o prazer intenso vai findando gradualmente …..mas dele restará o suficiente para confortar e alegrar o praticante que conseguir alcançar esta experiencia; depois lhe restará “pensar” no que sentiu e experimentará uma nova delicia.

Esta experiencia também vos proporcionará uma sensação de saber e conhecimento, devido a que passareis a “compreender melhor” o que vos for ensinado. Vossa mente passará a ir mais longe no entendimento do conhecimento.

Nesta etapa, vós já não agireis como “ser humano”… mas sim como “alma“ que somos, porque já a deixámos Despertar.

Nesta ocasião, a alma torna-se consciente de que possui em si mesma, o saber absoluto e o conhecimento de todas as coisas….passa a identificar o “porquê” e o “para quê”!
Não quer isto dizer, que como ser humano se fique com esse “saber”….mas na mente física fica gravado que a alma sabe e, por isso, “um dia” será em vós manifestado.

A insistência da prática dessa meditação leva a que a experiencia volte a repetir-se mais de uma vez e cada vez mais intensamente.
Entretanto, no corpo físico experimentareis ser diferentes…e sentireis estar acima de tudo o que a mente humana jamais experimentou.
Pode dizer-se que Tudo parece tornar-se claro, apesar de não haver nenhuma alteração nos sentidos. Simplesmente “sentireis” saber!

Quando esta experiencia acontece…pode ter a duração…”de uma fração de segundo”…mas durante esse tempo…perdereis a noção do tempo e do lugar.

Quando termina, sofrereis um intenso pesar por esse estado ter escapado da mente, do coração, do sentir…..a mágoa que isso causa, não pode ser imaginada por quem nunca a experimentou.

O que consola a mente e o coração é saber, é ter a certeza, de que alguma outra vez, em algum outro lugar, a experiencia se repetirá, mais forte ainda.

Este certeza é o motivo por que achamos…”que vale a pena viver”. É um antegosto do que nos aguarda em futuro próximo.

EXERCICO
Como já sabeis a meditação Raja Yoga é simples e fácil.
* Sentai-vos num local sossegado, onde não vos interrompam.
* Acendei uma vela branca e queimai uma vara de incenso de mirra ou incenso da planta incenso.
* Colocai-vos na posição que mais vos permita relaxar totalmente.
* Colocai as mãos no colo com os dedos entrelaçados e os polegares ao lado um do outro.
* Inspirai e expirai “profundamente” mas brevemente, três vezes, depois vagarosamente, tantas vezes quantas sintam necessidade.
* A seguir, começai a entoar o mantra Eu Sou em voz audível e em tom cantante… experimentai vários sons e escolhei aquele que sentirdes ser o vosso.
 * Procurai sentir quando devereis passar a entoar o mantra silenciosamente. Aí o ireis repetir as vezes necessárias para vos permitir esvaziar a mente.
* Depois procurai manter a mente vazia e ao sentir que algo aflora à pensamento…. simplesmente afastai-o com determinação e procurai sentir em vosso interior, em todo o vosso ser, pequenas alterações ou manifestação, que vos ajudem a saber que estão avançando no Caminho do Conhecimento Cósmico.
A partir daqui devem
Continuar, esperar, e repetir até que chegue a grande manifestação, entretanto vão verificando as alterações físicas interiores em todas as vezes que meditem.

Luz, paz e Amor.

Lição preparada por
Maria helena Guerra
Sabedoriaviva, grupo CURSO DE MEDITAÇÃO RAJA YOGA
19 de Novembro 2011