segunda-feira, 2 de maio de 2011

OS CINCO REINOS DA NATUREZA – o REINO ESPIRITUAL e o HOMEM


OS CINCO REINOS DA NATUREZA – o REINO ESPIRITUAL e o HOMEM

Quando se trata de assuntos sérios e ao mesmo controversos, apesar de todos aqui saberem que os ensinamentos e explicações se baseiam nos textos Teosóficos, gosto sempre de indicar os nomes daqueles Seres onde fui buscar as informações. No presente caso as explicações foram compiladas dos escritos do Mestre Djwhal Khul, essencialmente, e dos de Helena Blavatsky.

OS CINCO REINOS DA NATUREZA
Há quem nunca tenha ouvido falar dos “reinos da natureza” – mas os que estudam o esoterismo sabem da sua existência; no entanto quase sempre se fala dos “quatro reinos da natureza” – reino mineral, vegetal, animal e humana.

No entanto, para quem ainda não sabe,  vamos falar um pouco de cada um destes reinos e dizer que os reinos da Natureza são CINCO e não quatro.

No ciclo evolutivo da Natureza existem Cinco Reinos da Natureza, os quatro acima referidos e o QUINTO – que é a – HIERARQUIA ESPIRITUAL -  de facto quando se fala da Hierarquia Espiritual, estamos falando do Quinto Reino da Natureza.
1.    Reino mineral:
2.    Reino vegetal;
3.    Reino animal;
4.    Reino humano;
5.    Reino espiritual (divino)
Estes reinos correspondem, cada um deles, a um grau de consciência.
O homem tem estudado e continua a estudar cientificamente os quatro primeiros Reinos.

O HOMEM E O QUINTO REINO DA NATUREZA

O Quinto reino,- o Reino Espiritual, apenas tem sido explorado através das religiões que o descrevem, cada qual, ao seu modo de sentir e ao seu grau de evolução, mas este modo de ligar o homem ao espírito, especialmente no Ocidente, foi o único existente durante quase toda a era de Cristo, até que Superiormente foi decidido pelos Mestres da Sabedoria que compõem a Hierarquia Espiritual, que tinha chegado o tempo de “Desvelar”, ou seja, de Revelar os ensinamentos que se encontravam ocultos desde os tempos da catástrofe em Atlantida.
Foram escolhidos os Mestres Morya, Kuthumi e Djwhal Khul para procederem de acordo com o que Ali foi decidido.  Desta maneira as coisas foram sendo preparadas e mais tarde surgiu o ensino Teosófico, sempre orientado por estes excelsos Seres.

Desde tempos imemoriais que o homem tem vindo a ser preparado para actuar activamente no Reino Espiritual.
A esse respeito, H. Blavatsky afirma que:
“…o homem é aquele ser em que o espírito mais elevado e a matéria mais densa se unem pela inteligência.
Em verdade o homem é… inteligência manifestada de forma activa e maravilhosa.
Ele é essencialmente …um ser pensante….
Ele é ainda …amor incipiente e sabedoria….
Ele possui uma …vontade embrionária…”
O homem é, como sabemos, um “ser” do quarto reino da natureza, o Reino Humano, e, como acima foi referido, ele tem vindo a ser preparado para trabalhar activamente no Reino Espiritual, isto acontece e acontecerá a qualquer um de nós que ultrapasse um certo estado ou grau de consciência, adquira as qualidades necessárias e alcance os “poderes” necessários para que possa fazer parte activa integrante do Quinto Reino, o Espiritual.
Para chegar ao quinto reino – o da Hierarquia Espiritual – o homem deve desenvolver a consciência grupal e isso se expressa pelo desabrochar da faculdade de Amor-Sabedoria, por ser esta a principal qualidade da Hierarquia Espiritual porque o trabalho da Hierarquia da Luz é demonstrar o verdadeiro significado da fraternidade.

O homem ainda é muito egoísta mas a consciência do bem do grupo já não é mera visão, e a fraternidade e o reconhecimento de suas obrigações com o próximo e com os demais reinos, já começou a penetrar a consciência dos homens em toda parte.

Para alcançar esta etapa, o homem deve prosseguir sem descanso o Caminho Evolutivo,
 passando de aspirante a discípulo, depois a Iniciado para, finalmente, se tornar um Mestre de Sabedoria.
Como Iniciado terá de passar nas provas das Quinta, Sexta e Sétima iniciações, tendo lugar estas duas últimas nos Planos Superiores Búdico ou Átmico. Estas são as iniciações que libertam o homem dos “três mundos”; a partir daqui, ele pode trabalhar ou funcionar no corpo de vitalidade do Logos Solar e pode moldar em si …aquela força que sabemos que os Mestres possuem.
Neste estágio, o Iniciado passa a ser, Ele próprio, a Estrela Pentagonal que desce sobre ele, se funde com ele, e em cujo centro é visto.

Agora, sim, o homem tornou-se um Mestre de Sabedoria e pode  fazer parte da Hierarquia de Seres Espirituais que promovem a evolução do nosso Planeta. Esta nossa Hierarquia é uma replica em miniatura da Grande Hierarquia Solar, responsável pela evolução do Sistema, que é formada por Entidades auto-conscientes.

A nossa Hierarquia Espiritual foi fundada pelos primeiros Seres imanados do Fogo Primevo, os Sete Primeiros Kumaras, que em tempos remotos, desceram á Terra, para, com o seu poder e sabedoria transformarem o homem-animal em homem-pensante.
O sacrifício, para nós impensável, destes excelsos Seres, numa cerimonia indescritível, já explicada num texto do Grupo Leadbeater, deram ao homem a grande oportunidade de muito mais rapidamente adquirir alma e espírito.

O seu fundador, Sanata Kumara e os seis Kumaras seus seis assistentes, acompanhados de muitos outros Seres Superiores, desde então ficaram em nosso planeta, dirigindo e governando a Terra.
Afirmam os nossos Mestres que já existem vários terrestres – Mestres da Sabedoria – realizando trabalho na nossa Hierarquia e que o seu Rei, Sanat Kumara, só deixará a terra quando a Hierarquia estiver totalmente formada por Seres do nosso Planeta.

Esta é para nós uma boa perspectiva, assim, que cada um de pense nestes assuntos e ganhe vontade e coragem para evoluir no Caminho desejado por quem toma conta de nós.

O próximo texto será sobre a Hierarquia Espiritual
Coligido, composto e comentado por
MariaHelena Guerra
Grupo Alice Bailey 
http://sabedoriaviva.ning.com